Incapacidade funcional e limitações físicas, cognitivas e s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675069 Enfermagem
A Portaria no 2.528/2006 aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).

Com base nessa Portaria, julgue os itens a seguir.
Incapacidade funcional e limitações físicas, cognitivas e sensoriais não são consequências inevitáveis do envelhecimento. A prevalência da incapacidade aumenta com a idade, mas a idade sozinha não prediz incapacidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), aprovada pela Portaria nº 2.528/2006, tem como objetivo principal assegurar os direitos sociais das pessoas idosas, promovendo sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Um dos princípios fundamentais da PNSPI é reconhecer que o envelhecimento, por si só, não é sinônimo de doença ou incapacidade.

Justificativa da Alternativa Correta (C): Este item está correto ao afirmar que não são consequências inevitáveis do envelhecimento as incapacidades funcionais e limitações físicas, cognitivas e sensoriais. Embora a prevalência de incapacidade aumente com a idade, a idade isoladamente não prediz incapacidade. Isso significa que, com o envelhecimento, muitos fatores como estilo de vida, hábitos saudáveis e cuidados preventivos podem influenciar significativamente a manutenção da capacidade funcional.

Esse entendimento é crucial na assistência à saúde do idoso, pois direciona a prática profissional para a promoção da saúde e prevenção de agravos, buscando sempre a manutenção da independência e a qualidade de vida.

Justificativa das Alternativas Incorretas (E): Como o enunciado afirma corretamente a relação entre envelhecimento e incapacidade, a alternativa "E - errado" não se aplica neste caso. A visão de que a idade sozinha prediz incapacidade é um equívoco comum e desatualizado frente às diretrizes atuais de saúde pública, que enfatizam a importância de intervenções que promovam um envelhecimento saudável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) aprovada pela Portaria n° 2.528/2006, a incapacidade funcional e as limitações físicas, cognitivas e sensoriais não são consequências inevitáveis do envelhecimento. Isso se deve ao fato de que essas condições podem variar significativamente entre os indivíduos, dependendo de uma variedade de fatores, incluindo genética, estilo de vida, condições de saúde e ambiente. Embora a prevalência da incapacidade possa aumentar com a idade, a idade por si só não é um indicador definitivo de incapacidade. Portanto, a incapacidade não é estritamente um resultado do processo de envelhecimento, mas pode ser influenciada por uma série de outros fatores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo