Os medicamentos anti-hipertensivos, quando usados em tratame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q931007 Enfermagem
Os medicamentos anti-hipertensivos, quando usados em tratamento de longo prazo, provocam alguns eventos indesejáveis e são causa frequente de falta de adesão ao tratamento. São exemplos de efeitos adversos:
I. tontura. II. hipopotassemia. III. hipercalemia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os medicamentos anti-hipertensivos e adesão ao tratamento.

São efeitos adversos desses medicamentos:

I. Correto. Tontura, pois os níveis de pressão podem ser reduzidos quando usados inadequadamente.

II. Correto. Os medicamentos como os diuréticos, usados para controle de pressão podem levar a ocorrência de hipopotassemia, pois há eliminação de líquidos em quantidade excessiva, eliminação de sódio, hiponatremia, hipocalemia, hipomagnesemia e hipovolemia.

III. Incorreto. Há hipocalemia e não hipercalemia.

Resposta do Professor: A) Está correto I e II, apenas. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Principais anti-hipertensivos

Para controlar a pressão o médico pode recomendar vários medicamentos, como:

1 - Diuréticos

São remédios que atuam no rim e aumentam a eliminação de água e sal pela urina, como Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida ou Espironolactona, por exemplo. Além disso, aumentam a quantidade de urina e ajudam a diminuir o inchaço.

2 - Vasodilatadores

Estes remédios que relaxam as artérias e veias do organismo, utilizados em doentes com hipertensão difícil de controlar, podendo ser utilizados juntamente com outro remédio anti-hipertensor. Exemplos de remédios vasodilatadores são o Minoxidil e a Hidralazina.

3 - Bloqueadores dos canais de cálcio

Esta classe de anti-hipertensivos dilatam os vasos sanguíneos como a Nifedipina, Amlodipina, Nicardipina ou Verapamil, por exemplo.

4 - Inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA)

São muito usados no tratamento da pressão alta, pois impedem que seja produzida angiotensina, um hormônio que aumenta a pressão, como o Captopril, Enalapril, Ramipril ou Lisinopril, por exemplo. Alguns pacientes podem apresentar tosse seca com o uso regular dessas medicações.

Uma outra classe de medicamentos com efeitos semelhantes a estes, porém sem o efeito da tosse, são os antagonistas do receptor da angiotensina que reduzem a pressão arterial por impedirem os efeitos do hormônio angiotensina. Alguns nomes de remédios para pressão alta desta classe são o Losartana, a Valsartana, Candesartana, Telmisartana.

5 - Beta bloqueadores

Os beta bloqueadores fazem parte de um grupo de medicamentos que, além de ajudar no controle da pressão, diminuem a frequência cardíaca. São medicações geralmente prescritas para pacientes jovens e mulheres, por terem, na sua maioria, a frequência cardíaca ligeiramente aumentadas. São eles: o Propranolol, Atenolol, Carvedilol, Metoprolol e Nebivolol.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais dos remédios para pressão alta incluem tonturas, retenção de líquidos, alterações na frequência cardíaca, dor de cabeça, vômitos, náuseas, sudorese ou impotência. Ao notar qualquer um destes efeitos, a pessoa deve falar com o médico para ele avaliar a possibilidade de diminuir a dose do medicamento ou até mesmo trocá-lo por outro.

Os remédios para pressão alta não engordam, porém alguns podem provocar inchaço, e nestes casos, o cardiologista poderá indicar também o uso de diuréticos.

 

https://www.tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta/

Efeitos colaterais decorrentes do uso de anti-hipertensovos:

Câimbras musculares;

Cefaléia;

Dislipidemia;

Fraqueza;

Hipocalemia também conhecidas como Hipopotassemia;

Hipotensão Postural também conhecida como Tontura;

Intolerância a glicose;

Impotência sexual;

Náuseas;

Vômitos.

I. tontura.

II. hipopotassemia

Efeito colaterais de medicamentos anti hipertensivos.

HIPERCALEMIA SIM!! SÃO RAMS CONHECIDAS TANTO DOS IECAS COMO DOS ARA.

Um dos efeitos fisiológicos atribuídos à angiotensina II é a liberação de aldosterona, resultando no aumento da excreção de potássio pelos rins. Devido à ação do captopril, uma das consequências possíveis é a retenção dos íons K+, elevando seus níveis séricos. Esta condição recebe o nome de hipercalemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo