Segundo Hanna Arendt, há “uma mentalidade que julga todas as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q812705 Comunicação Social
Segundo Hanna Arendt, há “uma mentalidade que julga todas as coisas em termos de utilidade imediata e de valores materiais e que, por conseguinte, não tem consideração alguma por objetos e ocupações inúteis tais como os implícitos na cultura e na arte”. Nes se sentido, a autora destaca que, para algumas pessoas,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que envolve o pensamento de Hanna Arendt sobre a percepção de cultura e arte em relação a valores materiais e utilidade imediata.

Alternativa Correta: C - a arte teria valor secundário por não possuir utilidade imediata.

Hanna Arendt destaca que certas pessoas avaliam todas as coisas apenas com base na utilidade imediata e nos valores materiais. Nesse contexto, a cultura e a arte, que não oferecem um benefício imediato ou tangível, são vistas como tendo valor secundário.

Vamos agora justificar por que essa é a alternativa correta e analisar as demais opções:

Alternativa A: "Os valores implícitos na cultura e na arte são necessariamente imateriais." Embora seja verdade que muitos valores culturais e artísticos são imateriais, a questão não trata diretamente dessa característica, mas sim de como esses valores são percebidos em termos de utilidade ou valor material. Portanto, essa alternativa não capta o foco da questão.

Alternativa B: "Os valores materiais imediatos são estranhos e nocivos ao universo da arte." Esta opção sugere uma oposição direta entre valores materiais e a arte, mas o texto de Arendt não afirma que esses valores sejam nocivos; apenas menciona que algumas pessoas não consideram arte e cultura valiosas por não oferecerem utilidade imediata.

Alternativa D: "Os objetos e ocupações inúteis só adquirem valor por meio da arte." Esta alternativa sugere que a arte confere valor a objetos e ocupações considerados inúteis, mas não é isso que Arendt afirma no texto. A discussão está centrada na percepção de utilidade, não na função da arte em atribuir valor.

Para resolver questões como essa, é importante identificar o tema central e compreender a perspectiva do autor sobre ele. Nesse caso, entender a crítica de Arendt à visão materialista ajuda a escolher a alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 “uma mentalidade que julga todas as coisas em termos de utilidade imediata e de valores materiais e que, por conseguinte, não tem consideração alguma por objetos e ocupações inúteis tais como os implícitos na cultura e na arte”.

C) a arte teria valor secundário por não possuir utilidade imediata.

Uma questão de interpretação textual.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo