De acordo com o art. 3º, da Portaria nº 1.600/2011, do Mini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608620 Saúde Pública
De acordo com o art. 3º, da Portaria nº 1.600/2011, do Ministério da Saúde, a qual institui a Rede de Atenção às Urgências do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta sobre a organização, no âmbito do SUS, dessa Rede.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C.

A questão aborda a organização da Rede de Atenção às Urgências no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme definido pela Portaria nº 1.600/2011 do Ministério da Saúde. Para responder corretamente, é essencial compreender como os serviços de saúde urgentes e emergenciais são estruturados e integrados no SUS para garantir um atendimento eficaz e humanizado.

Alternativa C: Esta é a alternativa correta. O conceito de "acolhimento com classificação do risco" se refere a uma prática fundamental para garantir que os pacientes recebam atendimento adequado conforme a gravidade de seu quadro clínico. A ênfase na qualidade e resolutividade do atendimento assegura que as intervenções sejam eficazes, minimizando complicações e melhorando os resultados para os pacientes. Todos os pontos da Rede de Atenção às Urgências devem adotar esses princípios para garantir um fluxo assistencial eficiente.

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque coloca uma ênfase excessiva apenas nos equipamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Embora o SAMU seja importante, a organização da Rede de Atenção às Urgências é mais ampla e visa integrar diversos serviços e níveis de atenção, não se limitando apenas a equipamentos.

Alternativa B: A responsabilidade não é exclusivamente dos municípios. A implementação da Rede de Atenção às Urgências requer uma colaboração entre diferentes níveis de governo – federal, estadual e municipal – respeitando as diversidades regionais e as necessidades locais, mas não delegando a responsabilidade de forma exclusiva aos municípios.

Alternativa D: Esta alternativa está incorreta porque, embora as linhas de cuidados como saúde mental, violência e doenças cerebrovasculares sejam importantes, a prioridade da Rede de Atenção às Urgências é mais abrangente, englobando um conjunto de condições críticas e situações de emergência que demandam resposta imediata.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a organização da Rede de Atenção às Urgências no SUS. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito - C

 A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo