Tendo os textos acima como referência inicial e considerando...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249459 Português
    O coordenador-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Carlos Lopes, disse que o Brasil, com 2,8% da população mundial, responde por 11% dos homicídios no mundo. De acordo com dados reunidos por ele, só em 2002, 40 mil pessoas foram assassinadas no país. “Num país que está em paz, é difícil conceber tantas mortes resultantes do uso indevido das armas. Esse número é maior do que o de mortos na guerra do Iraque e está aumentando”, advertiu Lopes, que estima em R$ 70 bilhões anuais o gasto do Brasil com segurança privada.

O Estado de S. Paulo, 29/4/2004, p. C6 (com adaptações).


     O problema da violência nas escolas transcende a brutalidade cotidiana. Afinal, estabelecimentos de ensino são, por definição, o espaço de formação de jovens. Um eventual fracasso na transmissão de hábitos civilizados nesse meio faz temer por uma sociedade mais belicosa no porvir. E, a julgar pelos resultados da pesquisa Vitimização nas Escolas, feita a pedido da UNESCO, há motivos para se preocupar com o futuro. O risco, como alerta a socióloga Miriam Abramovay, coordenadora da pesquisa, é a banalização da violência, isto é, situações violentas se tornarem “normais”.

Folha de S. Paulo, 29/4/2004, p. A2 (com adaptações)
Tendo os textos acima como referência inicial e considerando o tema que focalizam, com suas inúmeras implicações, julgue o item subseqüente.

Infere-se da pesquisa citada no segundo texto que, em linhas gerais, uma parcela das escolas brasileiras, em vez de constituir um lugar de inclusão e de convivência de diversidades, transforma-se em ambiente de medo, no qual o aluno sente-se vulnerável e inseguro.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Discordo do gabarito, pois em momento algum o texto II se referiu "a uma parcela das escolas brasileiras", mas sim abrangeu o assunto de forma genérica.

Certo, a questão pode ser dúbia, contudo, o termo "Infere-se" já tem indicação de interpretação de texto, diferente da compreensão do texto, com a interpretação temos uma base para deduzir uma conclusão.

Em nenhum momento diz algo sobre como os alunos se sentem sobre a situação, como vai inferir que se sentem vulneráveis?

Acho que essa questão está com filtro errado, ela é sobre atualidades ou conhecimentos gerais.

As informações dos textos são para serem comparadas com situações cotidianas. Diante disto, nem sempre a questão vai falar propriamente do que está escrito nos mesmos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo