Eritrócitos delgados, apresentando excesso de membrana, no e...
Eritrócitos delgados, apresentando excesso de membrana, no esfregaço sanguíneo apresenta maior coloração no centro e na periferia, denominando-se hemácias em alvo. Tais células estão presentes com frequência nas hemoglobinopatias e β-talassemia. Marque a alternativa referente a outra denominação das hemácias em alvo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
O tema central desta questão é a identificação de diferentes formas de hemácias (glóbulos vermelhos) observadas em um esfregaço sanguíneo, um procedimento comum em análises clínicas. Para resolvê-la, é necessário conhecer as características morfológicas das hemácias relacionadas a várias condições hematológicas.
Alternativa Correta: D - Codócitos
Os codócitos, também conhecidos como hemácias em alvo, têm uma aparência característica com uma coloração central, uma área clara ao redor e uma borda periférica escura. Esta estrutura lembra um alvo, daí o nome. Essas células são frequentemente vistas em condições como hemoglobinopatias, talassemias e algumas doenças hepáticas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Esquisócitos: São fragmentos de hemácias que aparecem quando há destruição ou fragmentação das mesmas, frequentemente associadas a condições como anemia hemolítica microangiopática. Não apresentam a coloração característica das hemácias em alvo.
B - Drepanócitos: Também conhecidos como hemácias falciformes, têm uma forma de foice ou meia-lua e estão associados à anemia falciforme. Diferem bastante dos codócitos em termos de aparência e doenças associadas.
C - Dacriócitos: Conhecidos como hemácias em forma de lágrima, são muitas vezes encontradas em doenças como mielofibrose. A forma alongada e pontiaguda é distintiva e não se assemelha aos codócitos.
E - Helmet cells: Estas são hemácias que se assemelham a capacetes, geralmente associadas a danos mecânicos aos glóbulos vermelhos, como em casos de hemólise intravascular. Não possuem a aparência de alvo das hemácias em questão.
Para interpretar questões como essa, uma estratégia eficaz é visualizar as características morfológicas descritas e associá-las às condições clínicas conhecidas, facilitando a identificação correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo