Acerca dos agentes públicos, julgue o item.Os ocupantes de c...
Acerca dos agentes públicos, julgue o item.
Os ocupantes de cargos vitalícios não observam estágio
probatório.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errada
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: ERRADO
Cargo vitalício é diferente de cargo efetivo!
> Os cargos vitalícios são aqueles que oferecem uma maior garantia de permanência aos servidores que os ocupam. Foram criados com a finalidade de "proteger" os servidores que devidos as suas atribuições e responsabilidades, necessitem destas garantias para exercer suas atividades com isenção e imparcialidade.
Há cargos vitalícios cujo ingresso se dá através de concurso público a exemplo de juízes e membros do ministério público (promotores e procuradores). Em outros a investidura se dá sem a necessidade de concurso público a exemplo dos membros dos Tribunais do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas.
Portanto, nem todos os cargos vitalícios exigem a obrigatoriedade da realização de concurso público.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A vitaliciedade é adquirida após dois anos de exercício para os membros da magistratura (1ª grau) e do Ministério Público (aprovados em concurso público) e imediatamente para os membros da magistratura de segundo grau.
Todos os membros dos Tribunais de Contas (ministro - TCU / conselheiros - TCE e TCM) adquirem a vitaliciedade com a investidura no cargo.
A regra é que somente após decisão judicial transitada em julgado é que estes servidores possam perder seus cargos.
FONTE: Fernanda Fernandes Q488920
Direto ao ponto!
Os ocupantes de cargos vitalícios não (Observam, em regra, 2 ANOS) observam estágio probatório
Justificativa:
- Concursados = 2 anos (MP e Juízes)
- Indicados = não tem estágio. (Ex.: Min. do STF, que passam por sabatina do Senado)
GABARITO: ERRADO
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para [email protected] ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.
GABARITO: Assertiva ERRADA
Os cargos vitalícios são aqueles que oferecem uma maior garantia de permanência aos servidores que os ocupam. Foram criados com a finalidade de "proteger" os servidores que devidos as suas atribuições e responsabilidades, necessitem destas garantias para exercer suas atividades com isenção e imparcialidade. Há cargos vitalícios cujo ingresso se dá através de concurso público a exemplo de juízes e membros do ministério público (promotores e procuradores). Em outros a investidura se dá sem a necessidade de concurso público a exemplo dos membros dos Tribunais do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas.
>> A vitaliciedade é adquirida após dois anos de exercício para os membros da magistratura (1ª grau) e do Ministério Público (aprovados em concurso público) e imediatamente para os membros da magistratura de segundo grau. Todos os membros dos Tribunais de Contas (ministro - TCU / conselheiros - TCE e TCM) adquirem a vitaliciedade com a investidura no cargo. A regra é que somente após decisão judicial transitada em julgado é que estes servidores possam perder seus cargos.
Bons estudos!!
Pensei que fosse estágio confirmatório de 2 anos e não probatório.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo