A tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco ríg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403746 Redes de Computadores
A tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco rígido por mais discos, de forma a melhorar o desempenho ou a criar redundância de dados, em caso de uma avaria na unidade. A seguir estão descritos dois níveis de RAID:

I. É uma boa opção se a segurança for mais importante do que a velocidade. Os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco dividido por 2.
II. É ideal para os usuários que necessitam o máximo de velocidade e capacidade. Todos os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco. Se um disco físico no conjunto falhar, os dados de todos os discos tornam-se inacessíveis.

Os níveis de RAID descritos em I e II são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - RAID 1 e RAID 0.

A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma forma de organizar discos rígidos em um sistema para melhorar o desempenho e/ou fornecer redundância dos dados. Na questão, são apresentadas descrições que correspondem a dois níveis de RAID bastante distintos.

O nível de RAID descrito em I destaca a importância da segurança e menciona que a capacidade de armazenamento é a soma das capacidades de cada disco dividida por 2. Isso está alinhado com o RAID 1, conhecido como espelhamento. No RAID 1, os dados são duplicados em dois discos, o que proporciona uma redundância total. Se um dos discos falhar, o outro ainda possui uma cópia completa dos dados. Logo, a capacidade total de armazenamento de um par de discos em RAID 1 é, de fato, a capacidade de um único disco, pois o outro disco é usado para manter a cópia dos dados.

Quanto ao nível de RAID descrito em II, é mencionado que oferece o máximo de velocidade e capacidade, mas se um disco falhar, todos os dados se tornam inacessíveis. Isso descreve o RAID 0, também conhecido como striping. No RAID 0, os dados são divididos em blocos que são distribuídos entre os discos. Isso aumenta o desempenho, pois os blocos de dados podem ser lidos ou escritos simultaneamente em todos os discos. No entanto, não oferece redundância: se um disco falhar, parte dos dados é perdida, tornando toda a informação distribuída entre os discos inacessível.

Portanto, a alternativa E está correta porque correlaciona corretamente as descrições dadas com os níveis de RAID correspondentes: RAID 1 para redundância e RAID 0 para desempenho.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A segunda opção só pode ser RAID 0, pois é o unico que não permite falhas, e a primeira opção é RAID 1 por usar 50% da capacidade dos discos

fui na D, é a que fazia mais sentido pra mim

Definição de RAID 1 e RAID 0 escrita de uma forma menos didática.

Essa didática de "Multiplica por 2 depois divide por 2" do Raid1 me lembrou daqueles show de mágica que fazíamos na infância para ludibriar primos mais novos, e dizer que adivinhou o número que ele estava pensando....hahahahahahaha

Acho impressionante como as pessoas não conseguem compreender a real utilidade dos comentários e os polui com frases e debates que, na maioria das vezes nada acrescentam ao concurseiro que objetiva obter alguma esclarecimento acerca da questão.Raid 0
A implementação do RAID 0, não vai satisfazer o quesito de redundância. Esse modo está em criar discos virtuais, para distribuir os dados entre todos os discos e com isso você vai ganha um considerável ganho de desempenho. Então se você tiver 2 discos de 80GB, você vai ter uma área útil de 160GB.

Ex. 4 Hds de 80GB = 1 de 320GB de área útil.

Este tipo de implementação vai utilizar o máximo disponível de discos no sistema, mas não vai ter garantir redundância e de fato vai aumentar as chances do disco virtual falhar!

Ex. Se você tiver 4 Discos em RAID 0, Você terá quatro vezes mais chances de falhar do que um único disco.

Muitas pessoas acham que não tem problema em usar RAID 0, pois não tem arquivos importante e tem sempre o backup. Devemos lembrar que não só os arquivos que serão protegidos e sim todo o sistema e levando em conta a dor de cabeça de um dos discos falhar. Tudo bem que você pode está apenas com um disco e se ele falhar vai dar no mesmo se estiver em RAID 0, mas lembre-se que em RAID 0 são duas vezes maiores as chance de falha!


Resumo RAID 0

Vantagens: Aumento considerável de desempenho.
Desvantagens: Se um dos discos falhar o sistema para.


RAID 1

RAID 1 é conhecido como espelhamento, pois a idéia é espelhar as informações em um segundo disco. O sistema vai gravar os dados ao mesmo tempo nos dois discos.
Implementar RAID 1 protege os dados, pois caso um dos discos falhe, o sistema continua funcionando normalmente.

O uso do RAID um necessita de dois discos, pois como já foi dito acima um para o sistema normal e outro para espelhar o primeiro. Vamos dizer um HD clone.

A desvantagem do RAID 1 é o custo, pois você vai ter dois Discos e a área útil de apenas 1.

Ex. Dois Hds de 80GB em RAID 1 = 80GB de área útil.

Resumo RAID 1

Vantagens: Redundância, se um dos discos falharem o sistema continua funcionando.
Desvantagens:
Você vai precisar de 2 Hds, mas só vai usar a área útil de um.Reduz um pouco o desempenho da escrita, pois o mesmo dado é gravado nos discos que estiverem em RAID 1.Fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/raid-tutorial/665151/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo