Considere o trecho: O PIB também é cleptomaníaco (1ª). Sua ...
A questão refere-se ao texto reproduzido abaixo.
IDIOTA À BRASILEIRA
Adriano Silva
Fonte: adaptado de <http://super.abril.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2015.
O PIB também é cleptomaníaco (1ª). Sua obsessão por ter, e sua mania de locupletação (2ª) material, lhe fazem roubar roupão de hotel e garrafinha de bebida do avião e amostra grátis de perfume em loja de departamento. Ele pega qualquer produto que esteja sendo ofertado numa degustação (3ª) no supermercado. Mesmo que não goste daquilo. O PIB gosta de pagar caro, mas ama uma boca-livre (4ª).
Em relação às palavras em destaque, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cleptomaníaco: Pessoa (masc.) que padece de cleptomania, que é um impulso mórbido que o leva a furtar coisas sem valor, apenas para satisfazer o "desejo".
Locupletação: Ação ou efeito de locupletar. Enriquecer, tirar proveito de, saciar..
Denotação Uma palavra é usada no sentido denotativo (próprio ou literal) quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum, aquele imediatamente reconhecido e muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece nos dicionários, sendo o significado mais literal da palavra. Conotação Uma palavra é usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece. Quando se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, ampliando sua significação mediante a circunstância em que a mesma é utilizada, assumindo um sentido figurado e simbólico. Gab letra a
Resposta: Letra A.
A palavra cleptomaníaco designa transtorno psicológico caracterizado pela compulsão em roubar, independentemente do valor do objeto. Evidentemente, o termo foi utilizado em sentido amplo e abrangente, porquanto não se refere especificamente à disfunção patológica, mas à compulsividade por adquirir gratuitamente quaisquer coisas.
O termo locupletação, de uso formal, significa o ato de aumentar o patrimônio próprio em detrimento de alguém e está empregada em sentido denotativo, representando a ideia de tirar vantagem na maioria das situações.
A expressão degustação, de registro geralmente formal, refere-se ao ato de experimentar algo por meio do paladar. Embora, a princípio, a ideia pareça apresentar sentido conotativo, referindo-se a qualquer ato de experimentar, o uso da palavra boca-livre em seguida, reforça o sentido literal daquele termo.
Espero ter contribuído...
Abraços!
"Ele (O PIB) pega qualquer produto que esteja sendo ofertado numa degustação (3ª) no supermercado"
"o pib degusta" denotativo? como assim? isso não ta no sentido figurado?
Gabriel Barros,
o trecho está caracterizando o PIB como alguém pega qualquer produto que esteja sendo ofertado numa degustação no supermercado.
Perceba que a palavra degustação está sendo utilizada no seu sentido formal.
Não entendi pq a D tá errada... Não conheço outro sentido para a expressão boca-livre, apesar da informalidade...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo