Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249482 Português
     Políticos e partidos entraram na mira das investigações sobre a Máfia do Sangue, que teria fraudado licitações para compra no Ministério da Saúde desde 1990. Depoimentos prestados à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal mostram a existência de ligações de acusados de integrar o esquema com representantes de partidos governistas e também de oposição. A máfia alimentaria um caixa destinado a colaborar com campanhas políticas.

O Globo, 1.º/6/2004, p. A5 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema que ele focaliza, julgue o item subseqüente.
 O que torna mais incompreensível a existência de um mecanismo de corrupção como o apontado no texto é o fato de que, com a adoção do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os recursos federais destinados à saúde foram descentralizados, mediante um procedimento ainda mais aprofundado do que o existente na área de educação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que envolve interpretação de texto. O texto aborda investigações sobre a corrupção em licitações no Ministério da Saúde, conhecida como Máfia do Sangue, e destaca a ligação de políticos e partidos com esse esquema.

A afirmação a ser julgada sugere que a descentralização dos recursos federais de saúde, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornaria mais incompreensível a existência de corrupção.

Para entender por que a alternativa é errada, precisamos considerar o seguinte:

1. **Descentralização**: No contexto do SUS, descentralização significa que os recursos são distribuídos diretamente aos estados e municípios, o que, teoricamente, poderia reduzir a centralização de poder e as chances de corrupção em nível federal. No entanto, isso não elimina a possibilidade de corrupção em outros níveis.

2. **Interpretação do Texto**: O texto não menciona o SUS ou a descentralização dos recursos como fatores que influenciam a corrupção. Portanto, a afirmação não está embasada nas informações fornecidas pelo texto.

3. **Coerência Textual**: A afirmação faz uma relação causal que não é suportada pelo conteúdo do texto, o que a torna incoerente com as informações apresentadas.

Por isso, a alternativa é considerada errada (E). A chave para interpretar corretamente esta questão está em perceber que a afirmação tenta fazer uma conexão lógica não fundamentada pelo texto.

Lembre-se, em questões de interpretação, é crucial identificar as informações mencionadas no texto e evitar inferências que não são apoiadas explicitamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. E

EXTRAPOLAÇÃO

Gabarito: ERRADO

Não há nenhuma referência ao SUS no texto.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fiz achando q tava fazendo algo errado kkkkkk

Eu só quero que caia assim na minha prova, meu deus!!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo