O texto está quase totalmente escrito com os verbos no pres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039224 Português
Leia o texto a seguir, para responder a questão, elaborada a partir dele:

     Os anos de 1960 foram um período de grande tensão política no Brasil.
     Em 1961, o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia, declarando-se “vencido pela reação e por forças terríveis”. Os ministros militares, ato contínuo, declararam à Nação que o vice, João Goulart, o Jango, que se encontrava naquele momento na China Popular em visita oficial, não poderá tomar posse. O veto, conforme eles disseram ao presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, era sumário.
     A resistência ao golpe desperta o Rio Grande do Sul, onde o governador Leonel Brizola mobiliza o povo gaúcho e a Brigada Militar e cria o Movimento da Legalidade, ao qual se somam, mais tarde, os comandos e as forças militares do III Exército. Em todos os estados, menos no Rio Grande do Sul, patriotas são perseguidos e presos, jornais e emissoras de rádio são censurados. Intolerantes, os ministros militares ameaçam bombardear o palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Tal ação, no entanto, é abortada pela ação corajosa de praças e sargentos da aeronáutica, que inutilizam os aviões da base aérea de Canoas. O governador Leonel Brizola faz um discurso memorável, que denuncia os planos dos ministros militares e informa que não arredará o pé do palácio. Diante da iminência de uma guerra civil, as elites políticas se reorganizam e criam a solução parlamentarista, monstrengo político-jurídico que o vice-presidente aceita como saída conciliatória para a crise.
AGUIAR, Ronaldo Conde. Os Reis da voz, p.86. Texto adaptado.
O texto está quase totalmente escrito com os verbos no presente do indicativo, apesar de relatar acontecimentos passados. Entretanto, se o autor colocasse os verbos no tempo pretérito (tipo “A resistência ao golpe despertou o Rio Grande do Sul”), o verbo “poder” (em destaque no segundo parágrafo) teria de ser conjugado no: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão um pouco confusa no enunciado, mas muito boa, pois exige conhecimento sobre como os tempos e modos verbais se relacionam em um texto.

A banca comparou dois verbos:

desperta: está no tempo presente

poderá: está no tempo futuro do presente

Se alterarmos o primeiro verbo para pretérito, o segundo será conjugado no seu futuro correspondente.

despertou: está no tempo pretérito

poderia: está no tempo futuro do pretérito

Gabarito : E

despertou: está no tempo pretérito

Questão que leva o candidato a ir ao texto e fazer as alterações que se conectem com o que o examinador está pedindo, observe que a acertiva não especificou, somente requisitou uma conjugação num tempo pretérito, e ao transpor o verbo para a frase do texto era incabível substituir, sem prejuízo textual, para tempo pretérito perfeito do modo indicativo.

"Os ministros militares, ato contínuo, declararam à Nação que o vice, João Goulart, o Jango, que se encontrava naquele momento na China Popular em visita oficial, não poderia tomar posse. O veto, conforme eles disseram ao presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, era sumário"

Espero ter ajudado. Bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo