O cenário que se abre para a História na virada dos séculos ...
O cenário que se abre para a História na virada dos séculos XVIII para o XIX vai dialogar ideologicamente com as mesmas alternativas visíveis no contexto político pós-revolucionário. Por um lado, configurava-se como uma forma de pensar a História como produção do futuro, preocupada com princípios universais aplicáveis a toda humanidade e confiante no progresso da razão. Por outro, constitui-se uma visão da História como recuperação ou reconstrução do passado, voltada para a investigação dos documentos e com as tradições culturais do passado. Nesse contexto, o embate ideológico que vai se configurar no campo disciplinar da História vai colocar em choque duas filosofias da História: o Iluminismo e o Romantismo.
Analise as afirmativas abaixo acerca deste contexto.
1. No início do século XIX, o Iluminismo começou a ser criticado pelos historicistas que entendiam que a busca de princípios universais era uma influência das ciências naturais no pensamento filosófico e que a História como disciplina tinha um domínio específico, diferente da filosofia.
2. A história, diziam os historicistas, tem um domínio específico de investigação empírica que deve pautar a disciplina, que são os documentos.
3. O historicismo vai afirmar a necessidade de construir a disciplina histórica em “bases científicas”. O primeiro passo seria o de consolidar a formação do historiador como um domínio de erudição, do conhecimento de diversas línguas e técnicas, assim como do conhecimento do passado.
4. Wilhelm von Humboldt, argumentando a respeito de se construir a disciplina histórica em “bases científicas”, defendeu que apenas por meio da erudição, do método de pesquisa, do conhecimento dos documentos é que seria possível “controlar a imaginação” e produzir conhecimento histórico válido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.