I. “[...] que possuem suas próprias legislações." (4º§) ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém explica o porquê do gabarito ser a letra "A"?
JUSTIFICATIVA DA BANCA
I - “A regulamentação iguala as normas para todo o Brasil, e extingue as variações no caso dos estados que possuem suas próprias legislações.” II - “O decreto é fundamental para que possamos continuar enfrentando o tabaco como problema de saúde pública – disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, acrescentando que o propósito não é criminalizar o fumante nem tornar sua vida um inferno.”
O trecho I restringe o sentido do antecedente. A oração em destaque no trecho I é adjetiva restritiva, dado o sentido e a ausência da vírgula antecedendo o pronome relativo "que". Quando a oração subordinada particulariza um antecedente, delimitando-o, é denominada oração subordinada adjetiva restritiva. Ela não se separa da oração principal por vírgula e é indispensável para o sentido da frase.
No trecho II, iniciado pela conjunção QUE, ocorre uma forma impessoal, demonstrada pelo emprego do infinitivo impessoal “CRIMINALIZAR”.
Por eliminação é possível se chegar a alternativa A, tendo em vista que o ITEM I claramente estava restringindo, já se elimina quase todas as outras alternativas. Porém, a banca ao afirmar que o item II tem um caráter impessoal exclusivamente pelo uso do verbo CRIMINALIZAR ,data vênia, é forçar muito a barra. Poderia ter cobrado se o QUE era conjunção ou pronome.
Só por eliminação mesmo, porque não dá pra engolir essa justificativa do item II sobre impessoalização.
"No trecho II, iniciado pela conjunção QUE, ocorre uma forma impessoal, demonstrada pelo emprego do infinitivo impessoal “CRIMINALIZAR”."
Mas o que tem a ver? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo