Diferentemente do desenvolvimento de software tradicional, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035076 Engenharia de Software
Diferentemente do desenvolvimento de software tradicional, em que as aplicações são destinadas a serem executadas em computadores desktop ou servidores, a programação para dispositivos móveis exige uma abordagem única, devido às características distintas desses dispositivos. É/São um desafio enfrentado pelos programadores para dispositivos móveis
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - as limitações de recursos de hardware.

Vamos explorar o tema abordado pela questão, que envolve o desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Esse tipo de desenvolvimento se distingue significativamente do desenvolvimento tradicional devido às características únicas dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esses dispositivos muitas vezes apresentam restrições que não são comuns em desktops ou servidores tradicionais.

Limitações de Recursos de Hardware (Alternativa C):

A principal razão pela qual essa alternativa é correta é porque dispositivos móveis possuem limitações em relação aos recursos de hardware, como poder de processamento, memória e capacidade de armazenamento. Isso exige dos programadores um cuidado extra ao otimizar o desempenho e a eficiência dos aplicativos. O desenvolvimento eficaz para dispositivos móveis inclui gerenciamento cuidadoso de recursos e implementação de processos que economizem energia e memória.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A - os tamanhos de tela específicos:

A questão do tamanho de tela é um fator a ser considerado no design de interfaces para dispositivos móveis, mas não é, por si só, um desafio crítico no mesmo nível das limitações de hardware. O design responsivo e adaptativo pode resolver muitos problemas relacionados ao tamanho de tela.

Alternativa B - a necessidade de criar interfaces de usuário (UI) degeneradas:

O termo "interfaces de usuário degeneradas" não é tecnicamente correto. A criação de interfaces para dispositivos móveis exige simplicidade e otimização, mas isso não implica que as interfaces sejam degeneradas. O objetivo é fornecer uma experiência de usuário eficaz e intuitiva, mantendo a funcionalidade essencial.

Alternativa D - a criação de interface que não se adequa aos mobiles:

Embora criar interfaces inadequadas para dispositivos móveis seja um erro potencial, não é um desafio intrínseco; é mais uma questão de falta de planejamento ou de design. Programadores bem informados e experientes devem saber como projetar interfaces que se adaptem adequadamente aos dispositivos móveis.

Em resumo, o desafio significativo no desenvolvimento de aplicativos móveis reside nas limitações de recursos de hardware, que exigem soluções inovadoras e eficazes para garantir uma boa experiência do usuário. Espero que a explicação tenha sido útil e clara.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo