Leia o trecho abaixo e, em seguida, analise as assertivas. “...
“A semântica estuda o sentido das palavras, expressões, frases e unidades maiores da comunicação verbal, os significados que lhe são atribuídos. Ao se considerar o significado de determinada palavra, leva-se em conta sua história, sua estrutura (radical, prefixos, sufixos que participam da sua forma) e, por fim, o contexto em que se apresenta."
(Manual de Redação da Presidência da República, 2ª edição revista e atualizada, Brasília, 2002). Adaptado.
I. A homonímia é a designação geral para os casos em que palavras de sentidos diferentes têm a mesma grafia (os homônimos homógrafos) ou a mesma pronúncia (os homônimos homófonos).
II. Os homógrafos podem coincidir ou não na pronúncia, como nos exemplos: quarto (aposento) e quarto (ordinal); manga (fruta) e manga (de camisa), em que há pronúncia idêntica; e apelo (pedido) e apelo (com e aberto, 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo apelar), consolo (alívio) e consolo (com o aberto, 1a pessoa do singular do presente do indicativo do verbo consolar), com pronúncia diferente.
III. Os homógrafos de idêntica pronúncia diferenciam-se pelo contexto em que são empregados. Não há dúvida, por exemplo, quanto ao emprego da palavra são nos três sentidos: a) verbo ser, 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, b) saudável e c) santo.
IV. O termo paronímia designa o fenômeno que ocorre com palavras semelhantes (mas não idênticas) quanto à grafia ou à pronúncia. É fonte de muitas dúvidas, como entre descrição ('ato de descrever') e discrição ('qualidade do que é discreto'), retificar ('corrigir') e ratificar (confirmar).
É correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
• Se for perceber uma questão é continuação do raciocínio da outra, a I começa a questão, a II dá andamento ao conceito de homonímia (e dá cola pra III), e a III finaliza o entendimento. A forma que o examinador explicou foi pra levar a ambiguidade do candidato mas todas estão corretas.
II. Os homógrafos podem coincidir ou não na pronúncia. CERTO - O que ñ poder acontecer é elas coincidirem ou ñ na grafia (a grafia tem que ser sempre a mesma). QUEM ACERTAR ESSA E PRESTAR ATENÇÃO ACERTA A DE BAIXO.
III. Os homógrafos de idêntica pronúncia diferenciam-se pelo contexto em que são empregados. CERTO - Ao dizer na questão anterior que elas podem coincidir ou ñ na pronúncia e nessa questão citar as homógrafas de pronúncias idênticas ele transforma 2 questões em 1 só. Reiterando, as homógrafas podem ter sim pronúncias idênticas porém, é OBRIGATÓRIO portar a mesma grafia.
RESUMINDO - ñ importa se a pronúncia das homógrafas são idênticas ou ñ o que TEM quer ser idêntico OBRIGATORIAMENTE é a grafia!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo