O padrão de placa-mãe mais usado nos computadores pessoais v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-PR Prova: Quadrix - 2015 - CRESS-PR - Agente Fiscal |
Q566839 Noções de Informática
Na questão que avalia os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
O padrão de placa-mãe mais usado nos computadores pessoais vendidos atualmente que permite maior facilidade de uso, melhor apoio para os atuais e futuros dispositivos de entrada e saída, melhor suporte para atuais e futuras tecnologias de processadores e redução de custo é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender qual é o padrão de placa-mãe mais difundido nos computadores pessoais da atualidade, é imprescindível ter conhecimento sobre os diferentes tipos de placas-mãe e suas respectivas funções e especificações. Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta.

A - BTX: O padrão BTX, ou Balance Technology Extended, foi criado com a intenção de superar o ATX, principalmente em relação à eficiência da refrigeração e à disposição dos componentes internos. No entanto, não alcançou a popularidade esperada e, por consequência, não é o padrão predominante no mercado.

B - SATA: O termo SATA, ou Serial ATA, diz respeito a uma interface de conexão para dispositivos de armazenamento, tais como HDDs e SSDs. Não se trata de um padrão de placa-mãe, mas sim de uma tecnologia de interface para a transferência de dados.

C - AT: O padrão AT, ou Advanced Technology, é um modelo antigo de placa-mãe que foi amplamente utilizado em computadores modelos 286, 386 e alguns 486, mas que foi substituído pelo ATX devido a limitações de tamanho e ergonomia.

D - ATX: O padrão ATX, ou Advanced Technology Extended, é o padrão que prevalece nos computadores pessoais contemporâneos. Este modelo foi projetado para superar as deficiências do padrão AT, oferecendo uma configuração mais conveniente dos componentes, o que melhora a montagem e a ventilação. Além disso, é compatível com as mais recentes tecnologias de processadores e dispositivos periféricos. É por isso que o ATX é o padrão adotado de fato para a maioria dos PCs vendidos hoje, combinando flexibilidade, compatibilidade e custo acessível.

E - SCSI: SCSI, ou Small Computer System Interface, é um conjunto de padrões para a comunicação entre dispositivos e computadores. Não é um padrão de placa-mãe, mas uma interface utilizada para conectar dispositivos de armazenamento.

É importante não confundir os padrões de interface de dispositivos, como o SATA e o SCSI, com os padrões de placas-mãe, que são placas de circuito impresso projetadas para acomodar o processador, memórias e slots de expansão.

Assim, concluímos que o gabarito correto é a alternativa D - ATX, que refere-se ao padrão de placa-mãe mais utilizado nos computadores pessoais da atualidade, proporcionando suporte atualizado para tecnologias de processadores e dispositivos de entrada/saída, além de ser vantajoso em termos de custos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Padrões placa-mãe:

1 - BTX - É um formato de motherboards criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi aperfeiçoar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.2- SATA  - Serial ATASATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.3 -  AT - Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga.4 -  ATX - trata-se do padrão AT aperfeiçoado. GABARITO5 SATA - sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. 


Letra D.O ATX (acrônimo para Advanced Technology Extended) é um padrão criado no ano de 1995 pela Intel , abordando quatro grandes áreas de melhorias, maior facilidade de uso, melhor apoio para os atuais e futuros dispositivos de entrada e saída, melhor suporte para atuais e futuras tecnologias de processadores e redução de custo do sistema. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ATX

Obs.: ATX utilizado para alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória.
Quem for um pouco leigo, cai no mais comum SATA, todavia, para placa mãe, é ATX.

Gabarito Letra  D ! Bons Estudos!

Eu queria muito conseguir entender qual a funcionalidade de alguém de um cargo administrativo saber de coisas tão técnicas?
Pelo amor de Deus, essas bancas precisam rever seus conceitos e cobrar o que realmente o cara precisa saber pra exercer tal cargo, senão, é perda de tempo.

um agente fiscal usará em que momento tal informação ???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo