Na Resolução CFP n° 007/2003 que instituiu o Manual de Elab...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - Código de Ética Profissional do Psicólogo.
A resolução CFP nº 007/2003 é fundamental para a prática profissional do psicólogo, pois ela estabelece normas para a elaboração de documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, como atestados, declarações, relatórios, laudos e pareceres psicológicos.
Vamos detalhar o motivo pelo qual a alternativa E é a correta, bem como as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa E - Código de Ética Profissional do Psicólogo:
A resolução destaca a importância da observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, que é o documento que orienta a conduta ética dos psicólogos. Entre os temas abordados no Código de Ética, estão a responsabilidade profissional, o sigilo, a relação com a pessoa atendida e a justiça, além do alcance das informações. O psicólogo deve sempre pautar suas ações e documentos nos princípios éticos estabelecidos nesse código.
Alternativa A - Código Forense do Ministério do Trabalho:
Esta alternativa está incorreta porque o Código Forense do Ministério do Trabalho não é um documento que regulamente a prática e a ética dos psicólogos. Ele se refere mais às normas e procedimentos jurídicos relacionados às questões trabalhistas.
Alternativa B - Código Civil Brasileiro:
O Código Civil Brasileiro é um documento importante, abrangendo normas de direito civil, mas não é específico para a prática psicológica ou para a elaboração de documentos psicológicos. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa C - ECA − Estatuto da Criança e do Adolescente:
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja relevante para os psicólogos que trabalham com crianças e adolescentes, ele não é o documento que orienta a produção de documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica. O ECA regula os direitos e garantias das crianças e dos adolescentes.
Alternativa D - Manual de Atuação do Psicólogo na Justiça:
O Manual de Atuação do Psicólogo na Justiça é uma publicação que orienta sobre a atuação dos psicólogos no sistema judiciário, mas não substitui o Código de Ética Profissional do Psicólogo no que diz respeito às diretrizes para a elaboração de documentos escritos.
Espero que essa explicação tenha ajudado a clarificar o tema da questão. Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão pra não zerar...
Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Sempre é bom lembrar que a resolução CFP 07/2003 foi integralmente revogada pela CFP 06/2019!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo