Um motor síncrono trifásico, ligado em Y, 60 Hz, Xs = 0,22 Ω...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: FGV - 2016 - SEE-PE - Professor de Eletrotécnica |
Q1073089 Eletrotécnica
Um motor síncrono trifásico, ligado em Y, 60 Hz, Xs = 0,22 Ω e resistência de armadura desprezível, opera nas seguintes condições:
 corrente de linha: 50 A (puramente capacitiva);  tensão de linha: 760 V.

A curva de magnetização do motor pode ser aproximada pela seguinte expressão: VT (If) = 150.If, onde VT é a tensão terminal e If é a corrente de campo.


Diante do exposto, a corrente de campo, em ampères, é aproximadamente de 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - 3,0.

A questão aborda um motor síncrono trifásico, que é um dispositivo fundamental em sistemas de energia elétrica. Para resolver este problema, é necessário entender como funciona a corrente de campo e a tensão terminal do motor.

O motor opera em condição de capacitação, ou seja, com uma corrente puramente capacitiva. Isso significa que a corrente de linha não está em fase com a tensão de linha. A tensão de linha fornecida é de 760 V e a corrente de linha é de 50 A.

A curva de magnetização do motor é aproximada por uma fórmula que relaciona a tensão terminal, VT, à corrente de campo, If: VT(If) = 150.If. O objetivo é encontrar o valor da corrente de campo, If.

Para começar, precisamos calcular a tensão de fase do motor, uma vez que ele está conectado em Y (estrela). A tensão de fase, Vf, pode ser calculada a partir da tensão de linha, VL, usando a relação Vf = VL/√3. Assim, temos:

Vf = 760 / √3 ≈ 439 V.

Agora, aplicamos a fórmula da curva de magnetização: VT = 150.If. Substituindo Vf por VT, equacionamos para encontrar If:

439 = 150.If

If = 439 / 150 ≈ 2,93 A

Aproximando, obtemos o valor mais próximo fornecido nas alternativas, que é 3,0 A, confirmando a alternativa correta.

Alternativas incorretas:

As demais opções (B - 3,5, C - 4,0, D - 4,5, E - 5,0) são incorretas porque elas não são o resultado obtido quando aplicamos corretamente os cálculos com a fórmula de magnetização, levando a um valor de corrente de campo que não se ajusta à situação descrita.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo