A cromatografia é um método físico-químico de separação dos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2403055 Ciências
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases, que estão em contato íntimo. Dentre os diversos tipos, a cromatografia em papel (líquido-líquido) é uma técnica simples que utiliza pequena quantidade de amostra, tem boa capacidade de resolução e é usada na separação e identificação de compostos. 

Trecho adaptado de: COLLINS, C. H.; BRAGA, G. L.; BONATO, P. S. Fundamentos da cromatografia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

Acerca da cromatografia em papel, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa B

A alternativa correta é a B. Vamos entender o motivo e também analisar as alternativas incorretas para que você possa ter uma compreensão completa do tema.

A cromatografia é uma técnica poderosa utilizada para separar os componentes de uma mistura com base na interação desses componentes com duas fases diferentes: a fase estacionária e a fase móvel. No caso específico da cromatografia em papel, a fase estacionária é o papel, que é constituído de celulose, enquanto a fase móvel é um solvente líquido.

A alternativa B está correta ao afirmar que o papel, que constitui a fase estacionária, é constituído de celulose, que possui mais afinidade com materiais polares do que apolares. Isso significa que substâncias polares tendem a interagir mais fortemente com a celulose do que substâncias apolares, resultando em uma separação baseada na polaridade.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque, apesar de mencionar corretamente que a cromatografia em papel é conhecida como cromatografia de partição, ela erra ao descrever a movimentação dos componentes. Na verdade, os componentes mais solúveis na fase móvel (não na fase estacionária, como mencionado) se moverão mais rapidamente ao longo do papel. Os componentes que são menos solúveis na fase móvel e têm maior afinidade com a fase estacionária serão retidos e se moverão mais lentamente.

C - Esta alternativa está incorreta porque a cromatografia ascendente utiliza a capilaridade para movimentar a fase móvel ao longo do papel, contrariando a afirmação de que a capilaridade é neutralizada pela força da gravidade. Na realidade, a capilaridade é justamente o mecanismo que permite a ascensão da fase móvel contra a gravidade.

D - Esta alternativa está incorreta porque descreve incorretamente o processo de separação de componentes coloridos. Quando uma mistura de substâncias coloridas é submetida à cromatografia em papel, as substâncias se separam e cada componente forma uma mancha ou linha de uma cor distinta ao longo do papel. Esse desdobramento em cores distintas é uma característica fundamental da técnica e é usada para identificar os componentes da mistura.

A cromatografia em papel é uma técnica útil e de fácil aplicação para separar e identificar compostos, especialmente em ambientes educacionais e em laboratórios com recursos limitados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo