“A Constituição – também conhecida por Lei Maior, Carta Magn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: UFAL Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Advogado |
Q552931 Direito Constitucional
“A Constituição – também conhecida por Lei Maior, Carta Magna, Lei Fundamental, entre outras denominações – é representada por um conjunto de normas e de princípios jurídicos a que todos devem submeter-se, inclusive o próprio Poder Público. Em outras palavras, a Constituição é quem determina as regras do jogo a que todos devem seguir. A expressão 'Estado de Direito', muito utilizada no linguajar jurídico, significa, em síntese, essa submissão obrigatória de todos aos ditames das normas jurídicas." (José Carlos de Oliveira Robaldo. Disponível em: http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?tory=20070725162216644.) No que se refere ao princípio da supremacia da Constituição, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As Constituições podem se apresentar de forma rígida ou flexível. Em relação às Constituições rígidas, os critérios para a alteração do seu texto são diversos dos adotados para a criação das normas ordinárias, enquanto que em relação às Constituições flexíveis não há essa distinção. ( ) A hierarquia formal entre as normas constitucionais e infraconstitucionais só acontece em relação às Constituições escritas flexíveis: para uma norma ter validade, há que ser produzida em concordância com os ditames ou prescrições da Constituição. ( ) A compatibilização constitucional das normas no nosso país se dá em face do princípio da supremacia da Lei Fundamental, quando necessário, pela via do controle de constitucionalidade, pois nossa Constituição é escrita e flexível. A sequência está correta em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra (c)


Verdadeiro, pois as Constituições podem se apresentar de forma rígida ou flexível. A diferença entre elas está na forma de alteração do seu texto.


Falso, pois a chamada hierarquia formal entre as normas constitucionais e infraconstitucionais só acontece em relação às Constituições escritas rígidas: para uma norma ter validade, há que ser produzida em concordância com os ditames ou prescrições da Constituição.


Falso, pois a compatibilização constitucional das normas no nosso país se dá, em face do princípio da supremacia da Lei Fundamental, quando necessário, pela via do controle de constitucionalidade, pois nossa Constituição é escrita e rígida.

A letra a é verdadeira? E as constituições semi-rígidas?

Achei um absurdo porque a afirmação de que só podem ser rígidas ou flexíveis está incompleta!!!

Alguns autores consideram quanto à classificação de estabilidade a super-rígida e também as semi-rígidas...

Bizarro

EM RELAÇÃO À DÚVIDA GERADA PELA ALTERNATIVA a: " As Constituições podem se apresentar de forma rígida ou flexível. ", ENTENDO COMO CORRETA.

 

FICARIA ERRADA SE O EXAMINADOR ESCREVESSE: As Constituições podem se apresentar APENAS de forma rígida ou flexível.

 

A QUESTÃO LISTOU DUAS CARACTERÍSTICAS RELATIVAS À FORMA DAS CONSTITUIÇÕES, MAS NÃO DISSE QUE SÓ EXISTEM ESSAS.

 

BOA SORTE A TODOS!

 

 

 

A primeira assertiva está com a redação truncada. Errei por não conseguir interpretá-la.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo