Bia foi nomeada para ocupar cargo em comissão em órgão fede...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218515 Direito Administrativo
Bia foi nomeada para ocupar cargo em comissão em órgão federal, ocorrendo sua designação para auxiliar a procuradoria federal. Como é uma funcionária com pouca experiência, procura estudar o funcionamento da União, com o objetivo de gerar eficiência no seu trabalho. Nesse sentido, verifica que existem inúmeras prerrogativas para as pessoas jurídicas de direito público, que têm base no primado da: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o assunto referente aos princípios da Administração Pública.

Frisa-se que o princípio da supremacia do interesse público está presente na elaboração da lei e no exercício da função administrativa, esta que sempre deve visar ao interesse público.

Nesse sentido, deve-se ressaltar que o regime jurídico-administrativo fundamenta-se, conforme entende a doutrina, nos princípios da supremacia do interesse público sobre o privado e na indisponibilidade do interesse público.

Vale ressaltar que a supremacia do interesse público sobre o privado e a indisponibilidade do interesse público se constituem em supraprincípios, também conhecidos como superprincípios, que refletem a dualidade existente no exercício da função administrativa. Os referidos supraprincípios correspondem a princípios fundamentais que servem como base para todo o sistema de normas e princípios do direito administrativo.

A supremacia do interesse público sobre o privado guarda relação com a ideia de que, nas situações que envolvam interesses públicos e privados, o interesse público deve prevalecer sobre o interesse privado. Nesse sentido, deve-se salientar que as ações da Administração Pública devem procurar o benefício da sociedade como um todo.

A indisponibilidade do interesse público guarda relação com a ideia de que o interesse público não pode ser negociado ou renunciado pela Administração Pública. Nesse sentido, ressalta-se que os órgãos e agentes públicos não podem renunciar ao interesse público em favor de interesses privados.

De modo a complementar o assunto em tela, recomendo a resolução das seguintes questões: Q17789, Q232119, Q274964 e Q305621.

Analisando as alternativas

Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Considerando o que foi explanado, pode-se concluir que existem inúmeras prerrogativas para as pessoas jurídicas de direito público, que têm base no primado da supremacia do interesse público.

Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois a superioridade do Estado não guarda relação com o contido no enunciado da questão em tela, em conformidade com o que foi explicado anteriormente.

Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois a segurança da sociedade não guarda relação com o contido no enunciado da questão em tela, em conformidade com o que foi explicado anteriormente.

Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois a proteção da dignidade não guarda relação com o contido no enunciado da questão em tela, em conformidade com o que foi explicado anteriormente.

Gabarito: letra "a".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB A) O princípio da supremacia determina privilégios jurídicos e um patamar de superioridade do interesse público sobre o particular. Em razão desse interesse público, a Administração terá posição privilegiada em face dos administrados, além de prerrogativas e obrigações que não são extensíveis aos particulares.

GABA: A

O princípio do interesse público, conhecido também por princípio da supremacia do interesse público, não está expresso no art. 37, caput, da CF, mas é um princípio da Administração Pública de extrema importância.

Ele concede à administração pública grau de superioridade em face dos administrados.

pertencelemos!

Sendo o princípio da supremacia pública base no direito administrativo, este sempre deve prevalecer sobre o interesse privado, ou, no tempo presente, deve prevalecer a ponderação de interesse no caso concreto para que não ocorra situações de abuso por parte do poder público.

Posição privilegiada da Administração, com diversas prerrogativas para atuar em busca do interesse da coletividade. O interesse coletivo sobressai perante o particular.

prerrogativa: supremacia do interesse público.

restrições: indisponibilidade do interesse público.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo