Werner Jaeger, autor do clássico “Paideia: A formação do hom...
Werner Jaeger, autor do clássico “Paideia: A formação do homem grego”, refere-se à educação grega nos tempos de Homero; fala de um código de nobreza cavalheiresca, regendo a vida do “homem nobre que, na vida privada como na guerra, rege-se por normas certas de conduta, alheias aos comuns dos homens.” (JAEGER, 1986, p. 20). Nesse sentido, como princípio formativo da Paidéia grega, o conceito de Arete referia-se, em termos gerais, a um ideal de excelência humana, o qual deveria ser alcançado nas diferentes ações desenvolvidas pelos homens.
O sentido do dever é, nos poemas homéricos, uma característica essencial da nobreza, que se orgulha por lhe ser imposta uma medida exigente. A força educadora da nobreza reside no fato de despertar o sentimento do dever em face do ideal, que deste modo o indivíduo tem sempre diante dos olhos.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. São Paulo:
Martins Fontes, 1986. p.20.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O homem grego primitivo cultivava a “ânsia de se distinguir e a aspiração à honra” - era aí que começava o valor: “honrar os deuses e os homens pela sua Arete”.
2. Arete e Paideia são conceitos inseparáveis na cultura helênica, ambos os conceitos tratam de um ideal utópico a ser alcançado; no entanto, são impraticáveis.
3. Os conceitos Arete e Paideia evoluíram com o tempo, mas conservando sempre os sentidos de nobreza e de formação.
4. Os conceitos Arete e Paideia assinalavam uma
educação de espectro integral e tridimensional, a qual visava a formação harmônica entre
mente, corpo e coração (uma formação intelectual, física e virtuosa).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.