A NBR 15220 apresenta recomendações quanto ao desempenho tér...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2023 - UFLA - Arquiteto |
Q2220960 Arquitetura
A NBR 15220 apresenta recomendações quanto ao desempenho térmico de habitações unifamiliares de interesse social, aplicáveis na fase de projeto, e estabelece um Zoneamento Bioclimático Brasileiro. Para cada um dos 8 zoneamentos, são feitas recomendações de diretrizes construtivas e detalhamentos de estratégias de condicionamento térmico passivo, com base em parâmetros e condições de contorno fixados.
A cidade de Lavras está localizada na zona bioclimática 3, em que as diretrizes construtivas recomendam, para o período de verão, uso de ventilação cruzada e, para o período do inverno, aquecimento solar da edificação.
Para essas condições, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante! Vamos entender juntos a questão sobre Conforto Ambiental segundo a NBR 15220, que trata do desempenho térmico de habitações unifamiliares de interesse social e o Zoneamento Bioclimático Brasileiro.

A alternativa correta, ou seja, a incorreta, é a alternativa D. Vamos explicar o motivo e comentar as demais alternativas para garantir que tudo fique claro.

Alternativa D: A ventilação natural durante o dia é uma boa estratégia a ser adotada em situações em que a temperatura externa for maior que 36°C.

Justificativa: Essa afirmação está incorreta porque a ventilação natural não é recomendada quando a temperatura externa está muito alta, como 36°C. Nessas condições, o ar externo quente agravaria o desconforto térmico no interior da edificação. O ideal seria utilizar outras estratégias, como o uso de sombreamentos, o fechamento das aberturas durante o dia ou sistemas de resfriamento passivo.

Agora, vamos analisar as alternativas corretas:

Alternativa A: As aberturas para ventilação devem ter dimensões médias, de 15% a 25% da área do piso, com sombreamento das aberturas.

Comentário: Esta alternativa está correta. As aberturas com dimensões entre 15% e 25% da área do piso são adequadas para promover uma ventilação eficiente. O sombreamento das aberturas é essencial para impedir o ganho de calor solar direto, ajudando a manter o ambiente interno mais fresco.

Alternativa B: Para o período de inverno, a adoção de paredes internas pesadas pode contribuir para manter o interior da edificação aquecido.

Comentário: Esta alternativa também está correta. Paredes internas pesadas possuem maior inércia térmica, o que significa que elas podem armazenar calor durante o dia e liberá-lo lentamente durante a noite, ajudando a manter a temperatura interna mais estável e aquecida no inverno.

Alternativa C: Para manter o ambiente interno em condições de conforto, as paredes externas devem ser leves e refletoras e a cobertura deve ser leve e isolada.

Comentário: Correto! Paredes externas leves e refletoras ajudam a refletir a radiação solar, reduzindo o ganho de calor. Coberturas leves e isoladas são eficazes para minimizar a transferência de calor para o interior da edificação, contribuindo para um ambiente interno mais confortável.

Espero que essa explicação tenha clareado as dúvidas sobre o Zoneamento Bioclimático Brasileiro e as estratégias de conforto térmico passivo recomendadas pela NBR 15220. Continue estudando e bons estudos!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre a D não estar correta: por eliminatória, acredito que lavras não tenha registro de 36°C, pois a ventilação natural durante o dia é sim uma boa estratégia.

NBR 15220 - 3

Tabela 7 - Aberturas para ventilação e sombreamento das aberturas para a Zona Bioclimática 3

Aberturas para ventilação - médias

Sombreamento das abertura - Permitir sol durante o inverno

Tabela 8 - Tipos de vedações externas para a Zona Bioclimática 3

Vedações externas

Parede: Leve refletora

Cobertura: Leve isolada

Tabela 9 - Estratégias de condicionamento térmico passivo para a Zona Bioclimática 3

Estratégias de condicionamento térmico passivo

Verão

J) Ventilação cruzada

Inverno

B) Aquecimento solar da edificação

C) Vedações internas pesadas (inércia térmica)

De acordo com a NBR 15220-3 - Zoneamento Bioclimático:

Tabela 7 - Aberturas para ventilação e sombreamento das aberturas para a Zona Bioclimática 3

Aberturas para ventilação: Médias.

Sombreamento das aberturas: Permitir sol durante o inverno.

Tabela 8 - Tipos de vedações externas para a Zona Bioclimática 3

Vedações externas

Parede: Leve refletora

Cobertura: Leve isolada

Tabela 9 - Estratégias de condicionamento térmico passivo para a Zona Bioclimática 3

Verão: J) Ventilação cruzada.

Inverno: B) Aquecimento solar da edificação e C) Vedações internas pesadas (inércia térmica).

Analisando a LETRA D:

"A ventilação natural durante o dia é uma boa estratégia a ser adotada em situações em que a temperatura externa for maior que 36°C". - A ventilação natural se torna insuficiente no caso de temperaturas tão altas (mais de 36°C). Sendo assim, nesses casos é necessário recorrer a outras estratégias para se atingir a situação de conforto.

LETRA D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo