Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
Cuidados com excesso de peso previnem problemas
mentais
Mais de um quinto da população brasileira é obesa,
segundo dados do Ministério da Saúde
Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos, como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, podem estar relacionados a problemas digestivos, como a obesidade, doença que afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.
“A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
Segundo o Dr. Adriano Segal, médico psiquiatra, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a relação entre os transtornos psíquicos e os problemas digestivos é complexa, envolvendo características não apenas de saúde, mas morais, simbólicas, históricas, sociais e políticas.
“Hoje podemos dizer que, em alguns casos, há aspectos causadores comuns, como estados inflamatórios e problemas de microbiota intestinal. Mas, em outros casos, há quadros mais associados ao excesso de peso, como os transtornos alimentares, e ao tratá-los, existe uma melhora psiquiátrica”, detalha Segal.
Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental. “Desde a gestação se pode prevenir a obesidade. Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%. E quando ela tem dois familiares, aumenta para 80%. Por isso, é importante prestar atenção nos alimentos que se leva para dentro de casa e na forma como se relaciona com a comida”.
“Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. A modificação dos hábitos de vida, como a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas, não beber em excesso e não fumar são modos de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas”, complementa o médico da ABESO.
Disponível em https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1216892/cuida dos-com-excesso-de-peso-previnem-problemas-mentais
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Com o uso das aspas, foi possível fragmentar a fala de médicos.
Vamos entender o porquê desta alternativa ser a correta e analisar as demais alternativas:
O tema central da questão é interpretar o uso da pontuação, especialmente aspas e vírgulas, no contexto de um texto informativo.
Alternativa A - "O fato de haver falas de médicos torna o texto científico."
Essa afirmação está incorreta. A presença de falas de médicos no texto não é suficiente para classificá-lo como científico. O texto é informativo, pois visa conscientizar o público sobre a relação entre obesidade e problemas mentais, baseando-se em declarações de especialistas. Um texto científico requer uma estrutura específica e apresentação de dados e metodologias de pesquisa.
Alternativa B - "Com o uso das aspas, foi possível fragmentar a fala de médicos."
Esta é a alternativa correta. No texto, as aspas são utilizadas para transcrever diretamente as falas dos médicos, permitindo destacar e fragmentar as suas declarações. Isso facilita a compreensão e leitura por parte do público, além de dar credibilidade à informação apresentada.
Alternativa C - "O uso da vírgula, após 'gastroenterologista', no penúltimo parágrafo, foi necessário já que o vocábulo é uma polissílaba."
Esta opção está incorreta. A vírgula não é utilizada por causa da quantidade de sílabas de uma palavra. A vírgula em "Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental" separa o adjunto adverbial deslocado ("Para a médica gastroenterologista") do restante da frase. A quantidade de sílabas de uma palavra não influencia no uso da vírgula.
Alternativa D - "A depressão, hoje, é uma das causas da obesidade."
Essa alternativa também está incorreta. O texto menciona que há uma relação entre transtornos psíquicos e problemas digestivos, mas não afirma que a depressão é uma das causas diretas da obesidade. Pelo contrário, o texto aborda a complexidade dessa relação e que pode haver fatores comuns entre os problemas mentais e a obesidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B.
Fragmentar significa dividir, separar em pedaços menores, ou seja, o uso das aspas trouxe parte da fala de médicos a respeito do assunto tratado.
A) Errada, as falas dos médicos foram usadas para comprovar a tese do texto, dar veracidade e não para torná-lo científico.
C) Errada, a vírgula foi usada para separar um adjunto adverbial deslocado.
D) Errada, pelo que eu entendi, a obesidade que é uma das causas da depressão: “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”.
Qualquer erro em meus comentários corrijam-me no privado, de forma educada, para que eu possa consertar.
A questão envolve assuntos como interpretação textual, tipologia textual, regra de vírgula e sintaxe.
a) A fala dos médicos é para dar ênfase ao que se está se noticiando e não fazer com que se torne cientifico.
A leitura de um texto científico requer algum conhecimento teórico sobre o tema que está sendo abordado no texto. Assim, um texto científico muitas vezes requer uma leitura prévia de outros textos com informação sobre o assunto em questão. Incorreta.
b) O que está sendo marcado pelas aspas no segundo e quarto parágrafo são falas de médicos diferentes, dessa forma foi fragmentada falas de 2 médicos e colocadas no texto. Correta.
c) Não existe nada na norma-padrão que faça menção a por vírgula em polissílabas, na verdade a vírgula está sendo usada para isolar um termo deslocado. Incorreta.
d) O texto nos passa que a obesidade causa várias doenças e tem ligação com a depressão, ou seja, que a obesidade que motivo para depressão e não o contrário. Incorreta.
“A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”
GABARITO B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo