Criança de 8 anos chega à unidade de saúde acompanhada da a...
Criança de 8 anos chega à unidade de saúde acompanhada da avó devido a mordedura de cão. Foi mordida na mão, perna e planta do pé enquanto tentava fugir do cão do vizinho que havia pulado o muro. O vizinho ajudou a socorrer a criança e orientou a avó a procurar atendimento para demais condutas e informou que o cão não está doente.
Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta considerando o caso clínico descrito.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos discutir a questão proposta, que envolve a melhor conduta para o atendimento de uma criança de 8 anos que sofreu mordedura de cão.
A alternativa correta é a C.
A questão aborda o manejo inicial de mordeduras de animais, que é um tópico importante em saúde pública e pediatria. Especificamente, trata-se de prevenção de infecções e doenças potencialmente graves como a raiva. Para resolver a questão, o aluno precisa entender os protocolos de profilaxia antirrábica e cuidados iniciais de feridas.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A: "Lavar com água e sabão e iniciar imediatamente o esquema com soro antirrábico e prender o animal para exames."
Essa alternativa está incorreta porque o uso imediato de soro antirrábico não é indicado quando o animal pode ser observado. A observação do animal por 10 dias é um protocolo adequado para determinar a necessidade de profilaxia antirrábica completa.
Alternativa B: "Lavar com água e solução de iodo e iniciar o esquema profilático com 4 doses de vacina nos dias 0, 3, 7 e 14 e observar o animal por 10 dias."
Essa alternativa está parcialmente correta, mas lavar a ferida com solução de iodo não é recomendação padrão. O protocolo correto é lavar com água e sabão. Além disso, o esquema com 4 doses de vacina é normalmente indicado em casos mais graves.
Alternativa C: "Lavar com água e sabão e iniciar esquema profilático com duas doses de vacina, uma no dia 0 e outra no dia 3 e orientar observar o animal por 10 dias."
Essa é a alternativa correta. A lavagem da ferida com água e sabão é a medida inicial recomendada. Em seguida, um esquema profilático simplificado com duas doses é apropriado inicialmente, enquanto se observa o animal por 10 dias para verificar sinais de raiva.
Alternativa D: "Lavar com água e solução de iodo e iniciar esquema profilático com vacina caso o animal morra ou fique doente."
Essa alternativa está incorreta porque espera-se o aparecimento de sintomas no animal para iniciar a profilaxia, o que pode ser arriscado. A limpeza com solução de iodo também não é recomendada.
Em resumo, a alternativa C é a correta por seguir o protocolo de lavar a ferida com água e sabão e iniciar um esquema profilático enquanto se observa o animal, garantindo a segurança da criança sem intervenções desnecessárias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CÃO OU GATO SEM SUSPEITA DE RAIVA
Acidentes Graves ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta do pé ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo lambedura de mucosas lambedura de pele onde já existe lesão grave ferimento profundo causado por unha de animal.
Conduta: lavar com água e sabão observar o animal durante 10 dias após a exposição1 se o animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, administrar cinco doses de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo