As arquiteturas de rede Token Ring e Ethernet, padronizadas ...
comunicação, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
A questão apresenta uma confusão comum entre as arquiteturas de redes Token Ring e Ethernet. Ambas são padrões de redes locais (LANs) que foram amplamente utilizadas, porém possuem diferenças significativas em seu funcionamento. Vamos esclarecer esses pontos:
O Token Ring, padronizado pelo IEEE 802.5, utiliza um token (ficha) para controlar o acesso ao meio de transmissão. Em uma rede Token Ring, o token circula pela rede e apenas o dispositivo que possui o token pode enviar dados. Isso significa que não há colisões de dados nesse tipo de rede, pois apenas um dispositivo por vez tem permissão de enviar dados.
Por outro lado, a arquitetura Ethernet, padronizada por várias normas da série IEEE 802.3, usa um método de acesso conhecido como CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection). Nesse método, todos os dispositivos da rede podem tentar enviar dados a qualquer momento. Se dois dispositivos transmitem ao mesmo tempo, uma colisão é detectada e ambos devem parar e tentar retransmitir após um intervalo de tempo aleatório. Isso é muito diferente do método Token Ring e contradiz o que a questão afirma.
Portanto, a afirmação de que em redes Ethernet não há colisões é incorreta. As colisões são uma característica inerente do método CSMA/CD utilizado pelas redes Ethernet, especialmente em versões antigas que operavam em um meio compartilhado (half-duplex). Com a modernização das redes e o uso de switches e operação full-duplex, as colisões foram praticamente eliminadas, mas isso não muda o funcionamento básico da Ethernet conforme seu padrão original.
Além disso, a afirmação de que as arquiteturas possuem o mesmo funcionamento em todas as suas camadas também é equivocada. A camada de enlace de dados, onde essas arquiteturas operam, tem comportamentos distintos em cada uma. Portanto, a compreensão correta dessas arquiteturas é essencial para a resolução da questão e entendimento do assunto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu achei 2 erros na questão. A Ethernet é padronizada pela IEEE 802.3 e não pela IEEE 802.5, que é só para Token Ring.
O segundo erro é que na Ethernet pode haver colisões quando operado em half duplex. Se não houvesse colisões nem existiria o método do CSMA/CD.
Token Ring
Padronizado pelo IEEE 802.5.
Opera na camada (Física e Enlace do modelo OSI).
Opera a 4 ou 16 Mbps.
Logicamente é um ANEL, mas fisicamente tem formato de estrela.
Protocolo determinístico e auto-corretivo.
É conhecido o tempo máximo entre as transmissões e isso ajuda na confiabilidade.
Fonte minhas anotações
Na minha opiniao ha tres erros:
As arquiteturas de rede Token Ring e Ethernet, padronizadas pelo modelo IEEE 802.5 (ERRO 1 - Padrão ETHERNET É 802.3), possuem o mesmo funcionamento em todas as suas camadas(ERRO 2: O token funciona passando uma especie de bastao e concedendo o "lugar de fala" a quem tiver o bastao, o que evita colisoes. Isso nao ocorre na ETHERNET onde as maquinas simplesmente transmitem), no entanto diferem-se quanto ao tempo de envio de quadro de dados, pois em redes Ethernet não há colisões (ERRO 3 - PODE HAVER COLISÕES - Por isso utilizam o método de acesso CSMA/CD que tem a função de detectar colisões), já que cada máquina envia um quadro por vez.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo