Assinale a alternativa que apresenta um erro ortográfico no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153504 Português

Cuidados com excesso de peso previnem problemas

mentais

Mais de um quinto da população brasileira é obesa,

segundo dados do Ministério da Saúde



        Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos, como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, podem estar relacionados a problemas digestivos, como a obesidade, doença que afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.

        “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

        Segundo o Dr. Adriano Segal, médico psiquiatra, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a relação entre os transtornos psíquicos e os problemas digestivos é complexa, envolvendo características não apenas de saúde, mas morais, simbólicas, históricas, sociais e políticas.

        “Hoje podemos dizer que, em alguns casos, há aspectos causadores comuns, como estados inflamatórios e problemas de microbiota intestinal. Mas, em outros casos, há quadros mais associados ao excesso de peso, como os transtornos alimentares, e ao tratá-los, existe uma melhora psiquiátrica”, detalha Segal.

        Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental. “Desde a gestação se pode prevenir a obesidade. Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%. E quando ela tem dois familiares, aumenta para 80%. Por isso, é importante prestar atenção nos alimentos que se leva para dentro de casa e na forma como se relaciona com a comida”.

        “Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. A modificação dos hábitos de vida, como a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas, não beber em excesso e não fumar são modos de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas”, complementa o médico da ABESO.


Disponível em https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1216892/cuida dos-com-excesso-de-peso-previnem-problemas-mentais

Assinale a alternativa que apresenta um erro ortográfico no texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão central trata da análise de pontuação e concordância em um texto. Para resolver essa questão, é necessário compreender como a pontuação pode alterar o sentido das frases e como a concordância gramatical deve ser aplicada corretamente.

Justificativa da alternativa correta (D):

No primeiro período do quinto parágrafo, lê-se: “Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%.” Aqui, encontramos um erro de concordância. A expressão “quando tem” deveria concordar com o sujeito “pesquisas”. Portanto, o correto seria “quando têm”. Este erro de concordância justifica a escolha da alternativa D.

Análise das alternativas incorretas:

A: A alternativa sugere que as vírgulas do primeiro período do último parágrafo estão incorretas. No entanto, as vírgulas no trecho “Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso.” são utilizadas corretamente para separar a oração subordinada adverbial e para isolar o aposto “pelo qual se busca uma redução racional do peso”.

B: A assertiva afirma que o uso de aspas no segundo parágrafo é dispensável. Na verdade, as aspas são utilizadas adequadamente para marcar a fala direta da Drª Elaine Moreira, destacando a definição e informações fornecidas por ela. Portanto, as aspas são necessárias e adequadas.

C: Esta alternativa menciona erro de pontuação e concordância no último período do primeiro parágrafo. O texto “Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.” está correto. A pontuação com vírgula está correta para separar o adjunto adverbial “Para especialistas,” e não há erro de concordância, pois o sujeito “políticas públicas e conscientização” concorda adequadamente com o verbo “devem”.

Conclusão: Entender a função da pontuação e a necessidade de concordância ajuda a identificar e corrigir erros em textos. Praticar a análise de frases em contextos variados pode aumentar sua habilidade em identificar erros ortográficos e gramaticais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental."

Para mim esse trecho está correto por se tratar de sujeito oracional

Concordo com Audrei.

O verbo fica no singular quando se tem sujeito oracional.

Ex: Estudar e aprender é importante.

Gabarito dado pela banca: D.

Aborda-se a pontuação e a sintaxe de concordância nesta questão. Analisemos os itens um a um:

a) No primeiro período do último parágrafo, as vírgulas foram utilizadas incorretamente.

Afirmação errada. Leia o fragmento: "Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso". A primeira vírgula foi usada para separar uma oração adverbial deslocada e a segunda, para demarcar uma oração adjetiva;

b) No segundo parágrafo, o uso de aspas é dispensável.

Afirmação errada. Veja o fragmento: "A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão", explica a Drª Elaine Moreira'". Esse extenso fragmento é a reprodução precisa das palavras da médica e esse é um dos papéis da aspa: indicar a falar de outrem;

c) No último período do primeiro parágrafo, há erro de pontuação e concordância.

Afirmação errada. Leia o último período: "Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado." Não há erro de pontuação, tampouco de concordância. A primeira fora usada para separar um adjunto e segunda fora realizada corretamente com o múltiplos núcleos do sujeito;

d) No primeiro período do quinto parágrafo, há um erro de concordância.

Afirmação errada. Há correção quanto à concordância. Leia o trecho: "Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental". Os núcleos são infinitivos (ter e gerenciar) e deve o verbo (ser) ficar na terceira pessoa do singular (é). Poder-se-ia falar em plural se houvesse núcleos antônimos. Ex.: amar e odiar são faces opostas da mesma moeda.

Gabarito do monitor: Questão nula, por não apresentar opção correta de respostas.

Gabarito da banca: Letra D

Vamos aos itens:

TUDO ERRADO!

A)❌  Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. 

1ª - Oração deslocada de sua posição natural = Regra = Vírgulas

2º pelo qual = vírgula antes de pronomes relativos = É possível a utilização.

B) ❌ Errado! Segundo a gramática usamos aspas quando temos citações...perceba que é justamente isso que acontece..

C) ❌ . Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.

Não há erro de concordância

Políticas públicas e conscientização ---devem enfocar

as vírgulas estão sendo usadas , porque há um termo deslocado de sua ordem natural.

D)❌  No primeiro período do quinto parágrafo, há um erro de concordância.

Também errado... Novamente um termo deslocado de sua posição natural..

Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental.

ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental Para a médica gastroenterologista.

Viu algum equívoco? Mande msg..

GAB. D

Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental.

Na minha opinião:

O certo seria:   Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse SÃO fundamentais.

Mas... como disseram nos comentários anteriores, aí fiquei na dúvida

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo