Políticas efetivas de fixação do salário nominal mínimo exig...
dos agentes econômicos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É mais difícil substituir trabalhadores qualificados, pois existem muitos custos relacionados a treinamento, o que gera mais rigidez no segmento qualificado.
A questão está correta!
Errei a questão por conta do "EXIGEM". Como se pode dizer que a política é efetiva se ela causará desemprego???? Sabemos que é praxe esse aumento acima do salário de mercado, mas dizer que isso é exigência de uma política efetiva é, no mínimo, risível.
Realmente exigem.
Errei a questão. Esse texto abaixo é bem interessante.
http://www.brasil-economia-governo.org.br/2012/10/22/como-o-salario-minimo-influencia-o-mercado-de-trabalho/
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
Caso o salário mínimo seja fixado abaixo do salário de mercado vigente, não haverá efeito algum. Afinal, as empresas já estarão pagando um valor maior ao trabalhador, e, dada a estrutura perfeitamente competitiva, qualquer trabalhador poderá encontrar trabalho remunerado, pelo menos, no valor de mercado.
Sua fixação acima do salário de mercado, por outro lado, poderá causar desemprego estrutural. Aí, temos o chamado efeito ambíguo para o conjunto de trabalhadores: apesar da redução no número de empregos e o efeito negativo disso, alguns trabalhadores receberão remuneração superior àquela que receberiam sem a política e, portanto, terão aumento em seu bem-estar.
===
✔️ TOME NOTA
- ☑ desemprego friccional + desemprego estrutural = desemprego natural
- ☑ desemprego natural + desemprego cíclico (conjuntural) = desemprego real
☝️ TIPOS DE DESEMPREGO
Desemprego Friccional
- É justamente o desemprego existente em decorrência de haver um tempo necessário para que os trabalhadores procurem e encontrem uma recolocação.
Desemprego Estrutural
- Ocorre quando há um descompasso que torna a quantidade de empregos disponíveis inferior à quantidade de trabalhadores que desejam trabalhar.
Desemprego Conjuntural ou Cíclico
- Trata-se do desvio do desemprego real em torno do desemprego natural, ou seja, é a diferença entre a taxa de desemprego natural e a taxa de desemprego real.
- O desemprego conjuntural decorre de flutuações na economia, como desaceleração do crescimento ou crises econômicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo