Um processo industrial foi projetado para clarificar uma cor...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3206884 Não definido
Um processo industrial foi projetado para clarificar uma corrente contendo polifenóis solúveis em água e fibras insolúveis, utilizando um tanque de sedimentação. A corrente apresenta uma vazão de 20 L/h, concentração de 100 g/L e concentração de sólidos na lama de 200 g/L. A massa específica das partículas é de 1,5 g/cm3 , enquanto a do líquido é de 1,0 g/cm3 .

Durante os testes de sedimentação em uma proveta, foram obtidos os seguintes dados para a altura da interface sólido-líquido em função do tempo: 

Imagem associada para resolução da questão

Vale lembrar que o Método de Kynch pode ser utilizado para determinação da área do sedimentador, utilizando apenas um ensaio, como o apresentado nessa tabela. Dentre as hipóteses do Método, pode-se listar:

1. A concentração volumétrica das partículas ɛP0 é considerada como distribuída de forma homogênea por todo o volume do recipiente ao longo da altura inicial da interface Z0 .
2. Na zona de clarificação, não existem partículas, o que leva a Imagem associada para resolução da questão onde Zi é a intersecção da tangente à curva de sedimentação no tempo i.
3. Para calcular a área do sedimentador, pode-se utilizar a equação A Imagem associada para resolução da questão onde os subscritos A, i e L referem-se à alimentação, à camada limitante e à lama, respectivamente; e Q é a vazão volumétrica da suspensão.

Sabendo que a velocidade de sedimentação pode ser obtida pela variação da altura da interface ao longo do tempo, o valor aproximado do diâmetro do tanque de sedimentação necessário para obter a clarificação desejada é
Alternativas