Em 1987, Canclini definia como política cultural “o conjunto...
Em 1987, Canclini definia como política cultural “o conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, pelas instituições civis e grupos comunitários organizados a fim de orientar o desenvolvimento simbólico, satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de ordem ou de transformação social”. Já em 2005, ao definir política cultural, o mesmo autor acrescentou a observação de que “o caráter transnacional dos processos simbólicos e materiais, na atualidade, impõe a necessidade de se reverem conceitos centrados em realidades nacionais, seja através dos meios de comunicação tradicionais ou do processo de informatização das sociedades, e que a construção das identidades simbólicas não ocorre mais de forma restrita no espaço nacional”. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Um dos principais elementos de diferenciação do tempo presente é a percepção da política cultural como globalidade, com uma articulação de ações isoladas.
2. A institucionalização da cultura é premissa básica do período em que vivemos.
3. A política cultural está centrada em políticas setoriais (arte, educação, patrimônio etc.). Os esforços de agentes que intervêm no campo cultural estão restritos à esfera privada.
4. As políticas culturais demonstram coerência entre o que dizem buscar e as ações postas em prática, preocupandose com questões de reformulação das instituições culturais e incentivando a produção cultural.
Assinale a alternativa correta.