O DOI, em inglês Digital Object Identifier, significa “Iden...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - Prefixo e Sufixo é a correta.
O DOI (Digital Object Identifier) é um sistema utilizado para identificar conteúdos de maneira única e persistente na internet, principalmente no contexto de publicações acadêmicas e científicas. Sua funcionalidade é assegurar que cada documento digital tenha uma identificação exclusiva, mesmo que o local onde esteja armazenado mude ao longo do tempo.
O DOI é composto por duas partes:
- Prefixo: Identifica o registrante do DOI, geralmente uma editora ou uma instituição. É atribuído pelo agente de registro.
- Sufixo: É a parte específica do documento, determinado pelo registrante e garante a identificação única do objeto dentro do sistema do registrante.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Integral e Estruturado: Não são termos usados para descrever as partes do DOI. Embora o DOI seja de fato estruturado, essas palavras não são usadas para definir suas partes específicas.
B - Identificador e Descritor: Apesar de o DOI ser um identificador, essas palavras não refletem a divisão técnica entre as duas partes do DOI.
D - Divisor e Descritor: Esses termos não são utilizados no contexto da estrutura do DOI. Não existe uma parte chamada "Divisor" no DOI.
E - Prefixo e Divisor: Enquanto "Prefixo" está correto, não há uma parte chamada "Divisor" no DOI. O correto é "Sufixo".
Compreender a estrutura do DOI é essencial para lidar com referências e identificadores em publicações digitais. Isso é parte do conhecimento básico em Biblioteconomia, especialmente na área de gestão da informação digital.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Campello (2006, 90-91):
O Digital Object Identifier (DOI) é um sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre usuários e produtores. O DOI é formado por dois componentes: um prefixo e um sufixo. Os prefixos são fornecidos pelas agências de registro e identificarão as organizações produtoras. O sufixo, separado do prefixo por um travessão, é definido pela própria produtora e irá identificar determinado objeto digital.
Gab. C
CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 2006.
Conforme cartilha disponibilizada pelo Ibict (2013):
O sistema de identificação DOI é constituído essencialmente por um nome DOI que segue uma sintaxe do tipo
<PREFIXO> /<SUFIXO>:
1- o prefixo é um código numérico sempre iniciado com ‘10. ’ e seguido de um número de identificação da editora ou organização, que é atribuído pela autoridade de registro DOI, por exemplo, o prefixo DOI da Oxford University Press é 10. 1093, Elsevier é 10. 1016 e Scielo é 10. 1590;
2 - o sufixo é um código alfanumérico escolhido pela instituição que deseja atribuir o DOI em seus conteúdos, e é definido a partir de um consenso. Editores podem ser consultados para indicar a melhor maneira de definir o sufixo.
Exemplo: doi: 10. 3416/db. westdc. water2008. 0001
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo