O profissional contábil conta com guias, denominadas conven...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (15)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab B
Conservadorismo = prudência
Gabarito B
Letra B
A convenção objetiva prega que entre um critério objetivo e subjetivo deverá o contador escolher o objetivo, material.
Letra B (Gabarito)
Letra C
A convenção do materialismo consiste em que somente deve-se registrar fatos dignos de atenção. Por exemplo: deve-se registrar diferenças nos estoques de caixas de resma A4, mas não é viável registrar cada folha A4 utilizada.
Letra D
Já a convenção da consistência diz respeito que ao se escolher um procedimento deve-se evitar a sua mudança para que não acarrete e inconsistências nos relatórios da empresa.
OBS: se tiver algum erro por favor avisar. Espero ter ajudado.
GABARITO B
Estabelece que o profissional da Contabilidade deve manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários.
A posição conservadora (precaução/prudência) do contador será evidenciada para antecipar prejuízo e nunca antecipar lucro. Assim ele não estará influenciando os acionistas, por exemplo, a um otimismo que será ilusório (é preferível ter expectativa de prejuízo e a entidade apresentar resultados positivos do que o contrário). O objetivo do conservadorismo é não dar uma imagem otimista em uma situação alternativa que, com o passar do tempo, poderá reverter-se.
Existindo alternativas igualmente válidas para se atribuir valores aos elementos patrimoniais, por motivo de precaução, deve-se optar pelo valor mais baixo ao ativo e pelo valor mais alto ao passivo.
Exemplo: Se o contador estiver em dúvida diante de dois valores, igualmente válidos, de dívida da empresa com terceiros, ele deverá registrar o maior valor.
Deriva dessa convenção a regra do custo de mercado, dos dois o menor, pela qual o estoque será avaliado pelo preço de mercado, se este for inferior ao custo de aquisição. De certo modo, ela modifica o Princípio do Custo Histórico como Base de Valor, adotada pela atual Lei das S.A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo