Segundo o Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447893 Enfermagem
Segundo o Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso, do Ministério da Saúde, Brasil, vítimas de violência sexual (homens e mulheres sem esquema vacinal anterior completo) têm direito à Vacina contra o Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (HPV4 - recombinante).

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a faixa etária e número de doses recomendadas. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

* Pessoas vítimas de abuso sexual (homens e mulheres), na faixa etária de 9 a 45 anos de idade, possuem recomendação de vacinação contra HPV, nos seguintes esquemas: 02 doses para pessoas de 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias (2ª dose 2 meses após a 1ª); e 03 doses para pessoas de 15 a 45 anos (2ª dose 2 meses após a 1ª; e a 3ª dose 6 meses após a 1ª dose). Aqueles que possuem histórico vacinal contra HPV deverão receber, caso necessário, doses subsequentes necessárias para completar o esquema recomendado, conforme a faixa etária especificada. Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), a partir de 1 anos de idade, deverão receber 03 doses da vacina HPV4 (0, 2 e 6 meses). Pessoas de 9 a 45 anos de idade, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos, administrar 3 (três) doses da vacina com intervalo de 2 (dois) meses entre a primeira e segunda dose e 6 (seis) meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses). Para a vacinação destes grupos, mantém-se a necessidade de prescrição médica.

A alternativa A é a correta porque, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso do Ministério da Saúde, no Brasil, a faixa etária para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em vítimas de violência sexual, que não possuem esquema vacinal anterior completo, é de 9 a 45 anos. Além disso, o esquema vacinal recomendado para esses indivíduos é de três doses. A vacinação contra o HPV é uma medida preventiva importante para reduzir o risco de desenvolver doenças associadas ao vírus, como cânceres cervicais, anais, penianos e verrugas genitais. A vacina HPV4 cobre quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18), que estão entre os mais comuns e associados a doenças. As alternativas B, C, D e E não estão corretas porque não correspondem à faixa etária e/ou ao número de doses recomendadas pelo Calendário Nacional de Vacinação para esse grupo específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo