Acerca da leucemia linfoblástica aguda na infância, assinale...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2788363 Medicina
Acerca da leucemia linfoblástica aguda na infância, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta: D: Ao realizar o diagnóstico diferencial com a febre reumatoide, é importante observar a presença de dor óssea e (ou) articular, o que sempre descarta o diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda.

justificativa

A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é a forma mais comum de leucemia em crianças e adolescentes, representando cerca de 75% das leucemias infantis.

análise das alternativas

[A]: [É o tipo mais raro de leucemia na infância, correspondendo a menos de 2% dos casos.] - Incorreta, pois a LLA é a forma mais comum de leucemia na infância, e não a mais rara.

[B]: [A presença de febre é um fator importante no diagnóstico diferencial, uma vez que este achado clínico sempre está ausente em pacientes com leucemia linfoblástica aguda.] - Incorreta, pois a febre é um achado comum em pacientes com LLA.

[C]: [As adenomegalias acometem um percentual expressivo de portadores de leucemia linfoblástica aguda (aproximadamente 85% dos pacientes), sendo, em geral, indolores, localizadas ou generalizadas.] - Incorreta, pois apesar de adenomegalias serem comuns, elas podem ser dolorosas e não indolores como afirmado.

[E]: [Neste tipo específico de leucemia na infância não se observa a presença de petéquias, equimoses ou epistaxes, manifestações comuns de sangramento mucocutâneo presentes em outras formas de manifestação da leucemia.] - Incorreta, pois a LLA pode sim apresentar petéquias, equimoses e epistaxes.

resumo

A leucemia linfoblástica aguda deve ser diferenciada de outras condições, como febre reumatoide, pela presença de dor óssea e articular, que é um sinal importante para descartar o diagnóstico de LLA.

pontos chave

  • Leucemia linfoblástica aguda (LLA): Forma mais comum de leucemia na infância.
  • Diagnóstico diferencial: Considerar presença de dor óssea e articular.
  • Sintomas associados: Febre, adenomegalias, petéquias, equimoses e epistaxes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo