Quanto aos reservatórios da doença meningocócica é INCORRETO...
Quanto aos reservatórios da doença meningocócica é INCORRETO afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta na questão, pois é a única afirmação incorreta sobre os reservatórios da doença meningocócica.
Comentário sobre a alternativa E: A transmissão da doença meningocócica ocorre principalmente através de contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas ou portadoras assintomáticas. Fômites, que são objetos ou superfícies que podem transportar agentes infecciosos, não desempenham um papel significativo na transmissão dessa doença. A afirmação de que 25 a 30% dos casos são transmitidos por fômites está incorreta.
Explicação sobre as alternativas corretas:
A - O homem é, de fato, o principal reservatório da doença meningocócica, com a nasofaringe sendo o local onde o microrganismo Neisseria meningitidis se coloniza. Este é um ponto essencial para entender a epidemiologia da doença.
B - A colonização assintomática pela N. meningitidis é comum, e o estado de portador pode ser prolongado, o que está corretamente afirmado. Durante períodos endêmicos, a taxa de portadores assintomáticos pode realmente exceder 10% em algumas faixas etárias.
C - As taxas de incidência de portadores são realmente maiores entre adolescentes e adultos jovens, além de estarem associadas a condições socioeconômicas menos favorecidas, tornando essa afirmação verdadeira.
D - A transmissão ocorre por meio de contato direto com secreções respiratórias, o que é um fato bem documentado e faz parte do conhecimento essencial sobre essa doença infecciosa.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E contém a informação incorreta sobre a importância da transmissão por fômites na doença meningocócica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo