As análises complementares dos vírus influenza (teste de se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373238 Enfermagem
As análises complementares dos vírus influenza (teste de sensibilidade aos antivirais, caracterização genética e caracterização antigênica) são realizadas pelos laboratórios de referência, conforme fluxo e período estabelecidos. Após essa fase, indica-se tratamento. Referente ao tratamento utilizado, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a incorreta.

Vamos entender o porquê. O tratamento da influenza envolve o uso de antivirais como o oseltamivir e o zanamivir, que são eficazes contra os vírus influenza. Esses medicamentos são especialmente úteis quando administrados precocemente, pois ajudam a reduzir a duração dos sintomas, especialmente em pacientes imunossuprimidos. No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza esses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A. Os antivirais fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) e zanamivir (Relenza®) são medicamentos de escolha para tratamento da influenza. - Esta afirmação está correta, pois ambos são amplamente utilizados e recomendados em diretrizes internacionais para o tratamento da influenza.

B. O tratamento com o antiviral, de maneira precoce, pode reduzir a duração dos sintomas, principalmente em pacientes com imunossupressão. O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza esses medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS); é necessário o receituário especial para a prescrição do medicamento. - Esta alternativa é incorreta porque, no contexto apresentado, o uso de receituário especial não é mencionado como uma exigência para a prescrição desses medicamentos no SUS. Eles são disponibilizados conforme protocolos estabelecidos, sem a necessidade de receituário especial.

C. A indicação de zanamivir somente está autorizada em casos de impossibilidade clínica em manter o uso do fosfato de oseltamivir. O zanamivir é contraindicado em menores de 5 anos para tratamento ou quimioprofilaxia e para todo paciente com doença respiratória crônica pelo risco de broncoespasmo severo. - Correta. O zanamivir tem essas restrições devido ao risco de broncoespasmo, principalmente em pacientes com doença respiratória crônica.

D. O zanamivir não pode ser administrado para paciente em ventilação mecânica porque essa medicação pode obstruir os circuitos do ventilador. - Esta é uma informação correta. Devido à sua forma de administração (inalação), o zanamivir não é adequado para pacientes em ventilação mecânica.

E. Recomenda-se seguir o protocolo para a classificação de atendimento e manejo clínico do paciente suspeito de infecção por influenza. - Esta afirmação está correta. A adesão a protocolos é essencial para garantir o tratamento adequado e seguro dos pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza estes medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS); para isso, é recomendado o uso do receituário SIMPLES para prescrição da medicamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo