As barras e fios de aço destinados às armaduras de concreto...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
A NBR 7480 (ABNT, 2007) é a norma técnica brasileira que trata sobre os aços estruturas de concreto armado (caso dos aços CA-25, CA-50 e CA-60). Nesse contexto, acerca das principais características e diferenças entre os aços CA-25, CA-50 e CA-60, tem-se que:
- Aços CA-25 e CA-50 são barras, enquanto o CA-60 são fios;
- Barras CA-25 possuem resistência mínima característica ao escoamento de 250 MPa. Elas caracterizam-se por possuírem superfície lisa;
- Barras CA-50 possuem resistência mínima característica ao escoamento de 500 MPa. Elas são, obrigatoriamente, providas de nervuras oblíquas;
- Fios CA-60 possuem resistência mínima característica ao escoamento de 600 MPa e, além disso, eles podem ser lisos, nervurados ou entalhados;
- Barras são “produtos de diâmetro nominal 6,3 mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminação a quente sem processo posterior de deformação mecânica" (ABNT NBR 7480, 2007);
- Fios são produtos com “diâmetro nominal 10,0 mm ou inferior, obtidos a partir de fio-máquina por trefilação ou laminação a frio" (ABNT NBR 7480, 2007).
Por meio da sua seção 4.3, a NBR 7480 (ABNT, 2007) trata sobre defeitos em aços destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, estabelecendo que:
“4.3 Defeitos
As barras e os fios de aço destinados a armaduras de concreto armado devem ser isentos de defeitos prejudiciais, tais como: esfoliação (escamas), corrosão, manchas de óleo, redução de seção e fissuras transversais.
Uma oxidação do produto pode ser admitida quando for superficial, sem comprometimento de sua conformação geométrica.
Em caso de dúvida quanto à gravidade dos defeitos observados, o material deve ser submetido a ensaios para a comprovação de suas propriedades.
NOTA O grau de oxidação permitido é caracterizado quando, após sua remoção com um tecido grosseiro ou escova qualquer, não se observem evidências de corrosão."
Com base no 1º parágrafo da seção 4.3, citada acima, verifica-se que a afirmação do enunciado está correta.
Gabarito do professor: certo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7480: Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado - Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
podem ter segundo Norma 6118, com exceção do óleo
Segundo a NBR 7480, as barras e fios de aço utilizados para armaduras devem estar isentos de defeitos prejudiciais. Esses defeitos incluem:
- Esfoliação: Desprendimento de camadas superficiais do aço devido a processos de corrosão ou outros danos.
- Corrosão: Oxidação do aço que pode ocorrer durante o armazenamento, transporte ou por exposição a ambientes corrosivos.
- Manchas de óleo: Contaminação por óleos ou substâncias que possam comprometer a aderência do aço ao concreto ou sua integridade estrutural.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo