O cimento Portland pode ser fabricado de várias maneiras: O...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O concreto trata-se do material estrutural mais empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.
O cimento é o principal constituinte do concreto. Ele consiste em um aglomerante hidráulico que, ao entrar em contato com a água, produz uma reação exotérmica (que libera calor), na qual ocorre a cristalização dos produtos hidratados, fazendo com que a mistura endureça e adquira resistência mecânica.
A NBR 16697 (ABNT, 2018), intitulada “Cimento Portland – Requisitos", apresenta os requisitos dos cimentos Portland. De acordo com tal Norma, existem diversos tipos de cimento que, por sua vez, variam em função da existência/teor de adições e propriedades especiais.
A Figura 1 sintetiza os diversos tipos de cimento Portland para fins estruturais, expondo suas respectivas siglas e características.
Figura 1: Tipos de cimento Portland
Por meio do seu item 3.7, a NBR 16697 (ABNT, 2018) define o cimento Portland de baixo calor de hidratação como o "cimento Portland que atende à condição de baixa liberação de calor durante a sua hidratação, de acordo com os limites estabelecidos nesta Norma".
A NBR 16697 (ABNT, 2018) ressalta ainda que qualquer tipo de cimento Portland pode ser de baixo calor de hidratação. Para tanto, basta que ele atenda aos requisitos estabelecidos no item 5.4 da norma, além dos requisitos para seu tipo e classe originais.
A questão está desatualizada. Na NBR 16697 (ABNT, 2018) não consta que o tipo IV é o cimento Portland de baixo calor de hidratação. Para tanto, a norma preconiza o sufixo BC. Porém, a descrição dele está correta. Na apostila "Cimentos", elaborada e disponibilizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) consta que o cimento Portland de baixo calor de hidratação possui porcentagem" menor de C3S e de C3A, uma vez que a quantidade de C4AF é aumentada pela adição de Fe2O3, o que diminui o desprendimento de calor. O calor desprendido não deve exceder a 60 cal/g depois de 7 dias, e a 70 cal/g depois de 28 dias, e é de 15-30% menor que o calor de hidratação dos cimentos comuns ou dos cimentos do tipo III.
Gabarito do professor: desatualizada.
Gabarito da banca: certo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos.
Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo