Sobre as interações medicamentosas, considere as seguintes ...
Sobre as interações medicamentosas, considere as seguintes questões:
I. Uma interação possível de nível de significância 5 verificada em dois pacientes, decorre da indução do omeprazol a hipo ou acloridria, podendo diminuir a absorção da vitamina B12. Dessa forma, em casos de administração crônica de ambos os fármacos, devese considerar também a administração parenteral de vitamina B12.
II. A interação potencial de gravidade alta entre enalapril e losartana pode ocasionar prejuízo na função renal, hipocalemia e hipertensão arterial.
III. As interações significativas para avaliações entre anti-inflamatórios e anti-hipertensivos, ou outros, ocorre porque os AINES podem diminuir a pressão arterial por meio de diferentes mecanismos, como: inibição da ação vasodilatadora de prostaglandinas, aumento na reabsorção de sódio, promoção de disfunção endotelial e, no caso do paracetamol, especificamente, por meio do aumento do estresse oxidativo.
IV. Utilizar insulina com paracetamol diminui o efeito hipoglicemiante causando cefaleia, tontura, sonolência, náuseas, fome, tremores, sudorese e palpitações.
A sequência correta é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Erros:
II - não se trata de uma interação potencialmente grave, mas de uma futilidade terapêutica, tendo em vista que se tratam de dois medicamentos que atuam inibição da mesma via, em pontos distintos
III - os AINEs provocam ineficácia terapêutica de anti-hipertensivos em especial por impedir a síntese de prostaglandinas de ação vasodilatadora, antagonizando, assim, os efeitos desses segundos
IV - A interação é de aumento do efeito hipoglicemiante
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo