O CP I-S – Cimento Portland comum com adição, tem as mesmas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300553 Engenharia Civil
O CP I-S – Cimento Portland comum com adição, tem as mesmas características do CP I – Cimento Portland comum, porém com adição de 10% a 15% de material pozolânico em massa que garante uma menor permeabilidade a este tipo de cimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O concreto trata-se do material estrutural mais empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.


O cimento é o principal constituinte do concreto. Ele consiste em um aglomerante hidráulico que, ao entrar em contato com a água, produz uma reação exotérmica (que libera calor), na qual ocorre a cristalização dos produtos hidratados, fazendo com que a mistura endureça e adquira resistência mecânica.


A NBR 16697 (ABNT, 2018), intitulada “Cimento Portland – Requisitos", apresenta os requisitos dos cimentos Portland. De acordo com tal Norma, existem diversos tipos de cimento que, por sua vez, variam em função da existência/teor de adições e propriedades especiais.


A Figura 1 sintetiza os diversos tipos de cimento Portland para fins estruturais, expondo suas respectivas siglas e características.


Figura 1: Tipos de cimento Portland.



Visto isso, o CP I-S é o cimento Portland comum com adição. A NBR 16697 (ABNT, 2018), por meio da sua Tabela 2, apresenta limites de composição do cimento Portland, em porcentagem de massa. Nela, consta que:

 

- O CP I é constituído por 95% a 100% de clínquer + sulfatos de cálcio e 0 a 5% de escória granulado de alto forno e/ou material pozolânico e/ou material carbonático;

 

- O CP I-S é constituído por 90% a 94% de clínquer + sulfatos de cálcio e 6 a 10% de material carbonático.

 

Portanto, a afirmativa do enunciado está errada. Ainda nesse contexto, vale ressaltar que o cimento que pode possuir entre 6% e 14% de material pozolânico é o CP II – Z (cimento Portland composto com material pozolânico).

 

Gabarito do professor: errado.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Adição de até 5%

O CP I-S é bastante parecido, tecnicamente, com o CP I em razão dos baixos teores de adições apresenta até 10% de fíler (material carbonático), que permite reduzir a sua permeabilidade. (NBR 5732:1991)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo