A presença de inúmeros canais secundários na superfície rad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674678 Odontologia


Uma criança de 4 anos de idade, afebril e em bom estado geral compareceu para tratamento de urgência em função do surgimento de um nódulo de consistência amolecida e coloração amarelada, medindo 1 cm de diâmetro, localizado na região vestibular do dente 85. À palpação do nódulo, houve a saída de secreção purulenta. A mãe informou que, há três meses, a criança havia passado por um atendimento de urgência, e na ocasião, havia sido colocada apenas uma “massinha no dente”.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A presença de inúmeros canais secundários na superfície radicular e na área de furca aumenta a possibilidade de repercussões periapicais, a partir da evolução do processo carioso, em dentes decíduos posteriores.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. Em dentes decíduos, ou dentes de leite, há uma alta prevalência de canais radiculares secundários e complexidades anatômicas, como a presença de furca (área onde a raiz do dente se divide). Essas características aumentam a possibilidade de complicações periapicais, que são complicações na ponta da raiz do dente, como abscessos, em resposta à evolução do processo de cárie. Isso ocorre porque essas áreas de complexidade anatômica podem abrigar bactérias e sucessivamente levar a uma infecção. Portanto, a afirmação está correta porque descreve corretamente a relação entre a anatomia dos dentes decíduos e a possibilidade de complicações periapicais a partir do avanço da cárie.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo