“A ideia do nascimento de uma cultura afro-americana tem sid...
“A ideia do nascimento de uma cultura afro-americana tem sido pensada na sua dimensão política, conceitual e histórica. Se há uma série de práticas culturais no Brasil, ou nas Américas, que podem ser “localizadas” na África, é importante discutir os significados dessas continuidades. Mas não só das continuidades, já que não é possível pensar a permanência de uma cultura apenas africana (e/ou negra) nas Américas. Ou seja, inversamente, também é importante pensar as descontinuidades, ou o que os descendentes de africanos fazem (ou fizeram) no Brasil que não se encontra na África”. (MATTOS, 2008)
Segundo o trecho acima, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana são uma oportunidade para:
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A alternativa correta é a C: "discutir heranças africanas e indagar até que ponto foi original a cultura criada por africanos nas Américas".
O tema da questão é a importância do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Esse tema é relevante porque ajuda a desconstruir visões simplistas sobre a contribuição africana na formação das culturas americanas, em especial a brasileira. A questão destaca que, ao ensinar sobre essas heranças culturais, é necessário considerar tanto as continuidades quanto as descontinuidades dessas práticas culturais.
No trecho de Mattos mencionado na questão, há uma ênfase nas duas dimensões: continuidades e descontinuidades. Continuidades se referem às práticas culturais que podem ser rastreadas até a África, enquanto descontinuidades dizem respeito às novas expressões culturais criadas a partir das vivências afrodescendentes nas Américas, que não têm correspondência na África.
Vamos entender por que a alternativa C é a correta:
Alternativa C: Esta alternativa é correta porque aborda diretamente a ideia central do trecho, que é discutir as heranças africanas e questionar a originalidade da cultura criada pelos africanos nas Américas. Ela engloba tanto a continuidade das tradições africanas quanto as novas formas culturais que surgiram no contexto americano.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "Reconhecer a permanência de hábitos culturais africanos como modo de resistência escrava". Embora a resistência escrava seja um tema importante, a alternativa foca apenas nas continuidades, deixando de lado as descontinuidades e as novas criações culturais mencionadas no trecho.
Alternativa B: "Reavaliar a real importância das tradições culturais africanas para a formação da sociedade brasileira". Esta alternativa sugere uma reavaliação genérica, sem abordar a questão das descontinuidades e das novas criações culturais, o que é fundamental no trecho dado.
Alternativa D: "Revisitar o mito das três raças formadoras da nação brasileira de forma mais empírica". Esta alternativa está fora do foco da questão, que é a discussão das heranças africanas e as novas formas culturais, não a revisitação do mito das três raças.
Alternativa E: "Determinar as reais influências estrangeiras nas miscigenações culturais da sociedade brasileira". Embora relevante, esta alternativa é muito ampla e não se concentra nas heranças africanas e suas transformações na América, como mencionado no trecho.
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Comentários
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O conceito de "cultura original" é extremamente problmático. A alernativa B, faz muito mais sentido.
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