A sondagem a trado é encerrada quando se alcança a profundi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300571 Engenharia Civil
A sondagem a trado é encerrada quando se alcança a profundidade determinada na programação dos serviços. No entanto, é necessário encerrar a sondagem nos seguintes casos: Quando ocorrerem desmoronamentos sucessivos da parede do furo; quando o avanço do trado for inferior a 5 cm em 10 mm de operação contínua de perfuração; quando o terreno for impenetrável ao trado devido à ocorrência de cascalho, matacões ou rocha. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é composto por três fases: a sólida, representada pela matéria orgânica e inorgânica; a líquida, que consiste na água do solo; e a gasosa, compreendida pelo ar presente em seu interior. Nesse contexto, a investigação do solo, por meio de ensaios, é de fundamental importância para conhecer seu comportamento e fundamentar projetos envolvendo-o.

 

A NBR 8044 (ABNT, 2018) é a norma técnica brasileira que estabelece os procedimentos a serem observados nos estudos e projetos geotécnicos.  Por meio do seu item 6.3.4, a NBR 8044 (ABNT, 2018) estabelece que:

 

"6.3.4 Sondagens e amostragem

 

As sondagens utilizadas para a caracterização do subsolo podem ser: 

 

a) poços exploratórios e trincheiras: possibilitam um exame detalhado do perfil do subsolo e permitem extrair blocos indeformados dos materiais existentes, assim como a realização de ensaios in situ;

 

b) sondagens a trado: são executadas para extração de amostras deformadas visando a classificação visual-táctil e determinados ensaios de laboratório;

 

c) sondagens de simples reconhecimento: é a investigação mínima e obrigatória para a determinação do perfil do subsolo; resistência à penetração dos materiais atravessados, obtenção de amostras deformadas e medida dos níveis d'água subterrânea. São executadas de acordo com a ABNT NBR 6484;

 

d) sondagem à percussão com medida de torque: neste tipo de investigação, ao final da medida da penetração do amostrador, é feita a medida do torque necessário para rotacioná-lo (SPT-T). A medida do torque serve para caracterizar o atrito lateral entre o solo e o amostrador. 

 

e) sondagens para extração de amostras do tipo indeformada: destinam-se à obtenção de amostras indeformadas de solos coesivos, de consistência mole a média, utilizando amostradores de parede fina (tipo Shelby). No caso de solos duros ou contendo fragmentos de rocha, em que amostras não podem ser extraídas por amostrador de parede fina, devem ser empregados amostradores especiais (tipo Denison ou similar); 

 

f) sondagens rotativas e mistas: em se tratando de maciço rochoso, rocha alterada ou mesmo solo residual jovem, as amostras coletadas devem indicar suas características principais, incluindo-se eventuais descontinuidades, indicando: tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação e o índice de qualidade da rocha (RQD). Sempre que possível, deve ser feita a determinação do NSPT."

 

Especificamente sobre a sondagem a trado, a NBR 9603 (ABNT, 2015) é a norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos para sondagem a trado em investigação geológico-geotécnica. Por meio do seu item 5.1.9, ela estabelece que:

 

“5.1.9 A sondagem a trado é dada como terminada nos seguintes casos:

 

a) quando existir a profundidade especificada na programação dos serviços;

b) quando ocorrerem desmoronamentos sucessivos da parede do furo;

c) quando o avanço do trado ou ponteira for inferior a 50 mm em 10 min de operação contínua de perfuração.

 

Portanto, a afirmativa está errada, visto que ela não prevê os casos das alíneas a) e c), citadas acima.

 

Gabarito do professor: errado.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 8044: Projeto geotécnico - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9603: Sondagem a trado - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No gabarito preliminar a questão foi considerada verdadeira. Mas após recurso, eis a resposta da banca:

DEFERIDO. A questão 47 da prova de Engenheiro(a) Civil é FALSA, pois onde lê-se 10 mm deveria constar 10 minutos. Fonte: NBR 6484/2020

Eu, particularmente, acredito que dava pra entender que era min e não mm, mas....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo