“A Revolução de 30, embora sem raízes próprias em Goiás, tev...
“A Revolução de 30, embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o estado. É o marco de uma nova etapa histórica. Esta transformação não se operou imediatamente no campo social, mas no campo político. O governo passou a propor, como objetivo primordial, o desenvolvimento do estado”. (PALACÍN, Luis; MORAES, Maria Augusta de S. História de Goiás (1722 - 1972). 7ª ed. Goiânia: Editora Vieira; Editora da UCG, 2008, p. 149).
Sobre a Revolução de 30, em Goiás, não é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
Vamos entender o porquê:
Na análise da Revolução de 1930 em Goiás, é essencial compreender que essa revolução, embora não tenha tido raízes locais profundas, teve um impacto significativo no panorama político do estado. A Revolução de 30 marcou uma transição política importante, com o governo central focando no desenvolvimento do estado e propondo mudanças estruturais.
A - No nível político, o poder se concentrou nas mãos da oligarquia dos Caiado.
Essa afirmação está incorreta. A Revolução de 1930 teve como um de seus principais objetivos a quebra do poder das oligarquias tradicionais. Em Goiás, a oligarquia dos Caiado, uma das mais influentes, foi enfraquecida com a ascensão de novos grupos políticos ao poder. Portanto, a alternativa é incorreta ao afirmar que o poder se concentrou nas mãos dos Caiado após a Revolução de 30.
B - A existência de poucos núcleos urbanos, explica a inexistência de uma classe média significativa, a Revolução de 30, por aqui, contou com o apoio de parte da classe dominante descontente.
Essa alternativa é correta. Goiás possuía poucos núcleos urbanos e uma classe média pouco expressiva, o que fez com que a Revolução de 30 recebesse o apoio de setores da classe dominante local que estavam insatisfeitos com a situação política e econômica.
C - Não havia um clima revolucionário em Goiás, uma vez que a crise de 1929 foi o elemento catalizador dos descontentamentos que fizeram eclodir a revolução. Por aqui os efeitos da crise não foram sentidos em virtude da falta de uma economia organizada e dependente de um ativo comércio.
Essa alternativa também é correta. Goiás não sentiu os efeitos da crise de 1929 de forma tão intensa quanto outras regiões do Brasil, devido à sua economia menos desenvolvida e menos dependente do comércio ativo. Portanto, não havia um clima revolucionário significativo no estado.
D - A construção de Goiânia está inserida na conjuntura da Revolução de 1930, que pretendia, entre outros objetivos, enfraquecer o poder da oligarquia deposta, cujo centro de poder era a Cidade de Goiás.
Essa alternativa é correta. A construção de Goiânia, a nova capital do estado, fez parte das mudanças promovidas pelo governo após a Revolução de 1930. Um dos objetivos era deslocar o centro de poder da antiga Cidade de Goiás, enfraquecendo assim a oligarquia que ali predominava.
Com isso, entendemos que a alternativa A é a única incorreta, pois contraria os efeitos da Revolução de 30 sobre o cenário político goiano.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo