Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificaçõe...
Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificações, a escola e o ensino de história, em especial, deve acompanhar esse processo sob pena de transmitir conhecimentos já ultrapassados. Para isto deve incorporar os temas e as inovações tecnológicas com que os alunos já lidam no seu cotidiano. Constitui-se hoje, para os educadores do ensino fundamental e médio, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a influência da televisão, rádio, jornal, vídeogames, [...] computador, redes de informações e etc.
(Ferreira. 1999, p. 144.)
Discutir a respeito da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história, embora não seja mais novidade, é pertinente e necessário. Nesse contexto de evolução informacional constante:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A questão aborda a importância de integrar as novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de História. Esse tema é especialmente relevante em uma sociedade em constante transformação tecnológica, onde os alunos têm contato diário com uma variedade de meios digitais. A pergunta enfoca como os métodos de ensino tradicionais precisam se adaptar para continuar sendo eficazes e relevantes para os estudantes.
Justificativa da alternativa correta:
Alternativa C: "Os sujeitos que têm acesso ao mundo possibilitado pela Internet provavelmente não vão se contentar (ou se acostumar mesmo) em ter aulas nas quais impere o tradicionalismo pedagógico."
Essa alternativa é correta porque reflete a realidade de que os alunos estão cada vez mais imersos em um ambiente digital e interativo, o que os torna menos dispostos a aceitarem métodos de ensino que não utilizem essas novas tecnologias. É crucial que os educadores integrem essas ferramentas para manter os alunos engajados e para que o conteúdo ensinado seja relevante e interessante.
Justificativa das alternativas incorretas:
Alternativa A: "Apesar das inúmeras estratégias tecnológicas, incluindo os requintes da inteligência artificial, não se pode prescindir as aulas em que o professor seja o sujeito absoluto da fala."
Essa alternativa está incorreta porque ignora a necessidade de uma abordagem mais dinâmica e interativa no ensino. A ideia de que o professor deve ser o "sujeito absoluto da fala" é ultrapassada e não considera o papel ativo que os alunos podem e devem ter no processo de aprendizagem.
Alternativa B: "Não são mais aceitos, em hipótese alguma, elementos antiquados como livros antigos, objetos de outras épocas e, principalmente, exposições de conteúdos mediados pelo professor."
Esta alternativa está incorreta porque desconsidera o valor dos materiais históricos e das abordagens tradicionais que ainda são essenciais para o ensino de História. Embora a incorporação de novas tecnologias seja importante, isso não significa que os métodos e materiais mais antigos devam ser completamente descartados.
Alternativa D: "O aluno ganha o lugar de destaque, sendo ele o protagonista e o autor de seu próprio conhecimento, dispensando a participação de professores ou tutores em qualquer nível de escolaridade."
Essa alternativa está incorreta porque exagera na autonomia do aluno. Embora seja importante que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem, a orientação e o suporte dos professores ainda são fundamentais para um entendimento completo e estruturado dos conteúdos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo