Após a mecanização, a classificação passou a se basear no e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300577 Engenharia Civil
Após a mecanização, a classificação passou a se basear no equipamento capaz de realizar economicamente o desmonte, podendo ser classificado em 3 categorias de forma decrescente quanto à dificuldade de desmonte. Os solos de 3ª categoria correspondem aos solos que podem ser escavados com o auxílio de equipamentos comuns: trator de lâmina, “motoscraper”, pás-carregadeiras. 2ª categoria são os materiais removidos com os equipamentos já citados, mas que pela sua maior consistência exigem um desmonte prévio feito com escarificador ou emprego descontínuo de explosivos de baixa potência 1 ª categoria: materiais de elevada resistência mecânica que só podem ser tratados com emprego exclusivo de explosivos de alta potência.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. Errado

Inverteu a ordem

DNIT 106/2009

Materiais de 1° categoria: solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, diâmetro inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. Processo de extração é compatível com "Dozer" ou "Scraper"

Materiais de 2° categoria: solos resistentes ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente pode envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Estão incluídos nesta categoria os blocos de rocha de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m.

Materiais de 3° categoria: materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha diâmetro médio superior a 1m e volume igual ou superior a 2m³

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo