São ações da abordagem coletiva na organização das Ações de ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
5.3.1 Organização das Ações de Vigilância à Saúde com Ênfase para Prevenção e Detecção da Fluorose
• Vigilância, controle e orientação à população quanto às várias formas de utilização do flúor como medida necessária para o controle das formas agudas e crônicas de intoxicação por flúor. (letra A)
• Implantação de sistemas de vigilância dos teores de flúor nas águas de abastecimento público para melhoria da qualidade da fluoretação das águas, controle sistemático dos teores aplicados e continuidade do processo. (letra B)
• Vigilância do teor de flúor nos alimentos: águas minerais, bebidas enlatadas, refrigerantes, sucos e chás devem ter o seu teor de flúor máximo permitido, regulamentado e apresentado em rótulos e embalagens, e com análise sistemática da vigilância sanitária.
• Verificação do teor de flúor de cremes dentais e de produtos odontológicos que contém flúor. (letra C)
• Incluir a fluorose dentária nos estudos epidemiológicos rotineiros: os serviços de saúde bucal devem realizar estudos epidemiológicos longitudinais na população exposta a fontes de flúor na sua área de abrangência com o objetivo de acompanhar a tendência da prevalência e severidade do agravo. (letra D)
• Vigilância epidemiológica dos casos de fluorose dentária: realizar investigação epidemiológica dos casos de fluorose diagnosticados na sua área de abrangência com o objetivo de identificar os fatores sociais, ambientais, culturais e individuais que favoreceram a sua ocorrência e para propor ações integrais e intersetoriais para sua prevenção. (letra E)
• Elaboração de protocolos com recomendações sobre o uso individual e coletivo de substâncias fluoretadas no âmbito da assistência odontológica.
fonte: Caderno de Atenção Básica nº 17
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo