Ao utilizar um caminhão betoneira, o tempo de transporte do...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2023), enquanto os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2023).
Por sua vez, a NBR 7212 (ABNT, 2022) é a norma técnica responsável por estabelecer procedimentos para o preparo, fornecimento e controle do concreto usinado, ou seja, do concreto dosado em central.
Por meio da sua seção 5.7.1, a NBR 7212 (ABNT, 2021) trata sobre o período de tempo de transporte, estabelecendo que:
“5.7.1 Período de tempo de transporte
O tempo de transporte do concreto decorrido do início da mistura, a partir do momento da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser:
a) fixado de forma que o fim do adensamento não ocorra após o início de pega do concreto lançado e das camadas ou partes contíguas a essa remessa, evitando-se a formação de 'junta fria';
b) inferior a 120 min, no caso do emprego de caminhão-betoneira;
c) inferior a 40 min, no caso de equipamento não dotado de agitação;
d) conforme o tempo previamente estudado e acordado entre as partes".
Além disso, no item 5.6.2 da NBR 7212 (ABNT, 2021), consta, dentre outras coisas, que: “Não se admite adição suplementar de água". Vale ressaltar que a água suplementar é aquela adicionada acima da quantidade prevista no estudo de dosagem.
Portanto, a afirmativa do enunciado está errada. Além de não ser permitida a adição suplementar de água, segundo a alínea b) do item 5.7.1 da NBR 7212 (ABNT, 2021), se o transporte for realizado com um caminhão-betoneira, o tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição da água até a entrega do concreto, deve ser inferior a 120 minutos (e não a 60 minutos).
Gabarito do professor: errado.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7212: Concreto dosado em central – Preparo, fornecimento e controle. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras — Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tempo de transporte do concreto, decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição de água até a entrega do concreto, deve ser inferior a 90 minutos, e fixado de maneira que, até o fim da descarga seja de no máximo 150 minutos
a norma foi atualizada, agora o tempo de transporte é de até 120 minutos em caminhão betoneira ou inferior a 40 min se for veículo sem agitação.
Uma dúvida, qual é a norma que se refere.?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo