Pacientes com glomerulonefrite associada à infecção aguda ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q348976 Farmácia
Pacientes com glomerulonefrite associada à infecção aguda causada por bactérias, apresentam hemograma com desvio à esquerda.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O que é desvio à esquerda?

Tradicionalmente, os esquemas didáticos que ilustram o processo de maturação dosgranulócitos posicionam as células mais jovens à esquerda, de maneira que a direção damaturação ocorre da esquerda para a direita. O desvio à esquerda ou desvio maturativo é o jargão utilizado quando da presença de maior quantidade de bastonetes e(ou) de células mais jovens da série granulocítica (metamielócitos, mielócitos, promielócitos e mieloblastos).A faixa de normalidade de valores absolutos para os bastonetes é de 150 a 400 bastonetes por mm3. A resposta inicial da medula óssea frente ao processo infeccioso é de liberação da população de neutrófilos de reserva.O estímulo para o aumento da produção ocorrerásimultaneamente, resultando na resposta proliferativa. Além do aumento da população granulocítica, ocorrerá a aceleração do processo de maturação e liberação das células, com conseqüente desvio à esquerda no sangue periférico. Contudo, o desvio à esquerda, reacional ao processo infeccioso, é caracteristicamente escalonado. isto é. com proporção de células maduras maior que as células jovens, refletindo a hierarquia que ocorre na produção dos neutrófilos. Dados citológicos dos neutrófilos quase sempre estarão presentes no desvio à esquerda: granulações tóxicas ou grosseiras, corpos de Dohle e vacuolizações citoplasmáticas (analogicamente. imagine que este é o equipamento do soldado para a guerra).

Fonte:  http://pt.scribd.com/doc/52875563/O-que-e-desvio-a-esquerda


Desvio para esquerda: Consiste no aparecimento de formas imaturas (batões e metamielócitos) situadas "à esquerda" dos segmentados que normalmente são restritas à medula óssea. O desvio será mais intenso quanto maior o número desses elementos imaturos no sangue periférico. Ocorre, principalmente, nos processos infecciosos agudos, indicando início do processo. Pode definir prognóstico, uma vez que a redução do desvio indica evolução favorável do processo. Nas infecções subagudas ou crônicas, não há desvio e observa-se apenas aumento dos neutrófilos.

Referência Bibliográfica: NEMER, Aline Silva de Aguiar; NEVES, Fabrícia Junqueira das; FERREIRA, Julia Elba de Souza -Manual de solicitação e interpretação de exames laboratoriais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo