Sobre o processo de intervenção fonoaudiológica em casos de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que aborda o processo de intervenção fonoaudiológica em casos de desvio fonológico. A alternativa correta para essa questão é a Alternativa A.
Tema Central: A questão trata do desvio fonológico, que é um distúrbio de linguagem caracterizado por dificuldades no uso correto dos sons da fala. A intervenção fonoaudiológica tem o objetivo de corrigir essas dificuldades, usando técnicas específicas que envolvem estimulação auditiva, visual e tátil.
Resumo Teórico: No tratamento de desvios fonológicos, a estimulação auditiva é vital para ajudar o indivíduo a desenvolver novas imagens auditivas, ou seja, novas percepções e representações dos sons. Isso é fundamental para que o paciente possa discriminar entre sons e reproduzi-los corretamente. Fontes como guias de práticas clínicas em fonoaudiologia destacam a importância dessa abordagem.
Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A afirma que "A estimulação auditiva tem a finalidade de facilitar o desenvolvimento de novas imagens auditivas". Isso está correto porque, nos desvios fonológicos, o desenvolvimento ou reestruturação de imagens auditivas é crucial para a discriminação e produção correta dos sons da fala.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: A estimulação tátil visa melhorar a percepção sobre a posição e movimentação dos órgãos fonoarticulatórios, mas não é o foco principal ao tratar desvios fonológicos, que são mais auditivos.
Alternativa C: A estimulação visual ajuda na observação dos sons, mas não é diretamente para promover discriminação auditiva; isso é mais um auxílio, não o objetivo principal em desvios fonológicos.
Alternativa D: As atividades de produção do som-alvo podem trabalhar tonicidade e mobilidade, mas seu papel principal é a prática da produção sonora correta, não com foco apenas nessas características motoras.
Alternativa E: O treinamento de habilidades do processamento auditivo central em associação com terapia fonológica é, na verdade, indicado e não contraindicado. Esse tipo de integração é recomendado para tratar de forma abrangente os desvios fonológicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo